Selecione quem vai te contratar

Fernando Mantovani

Sua Carreira, Sua Gestão

A entrevista de emprego é uma via de mão dupla. Aproveite a oportunidade para fazer perguntas ao entrevistador. Saiba o que perguntar nessas horas.

access_time

7 dez 2018, 08h35 – Publicado em 7 dez 2018, 08h00

Quantas vezes, em uma entrevista de emprego, você questionou o empregador sobre a saúde financeira da companhia, o nível de satisfação dos clientes e dos colaboradores ou algum outro aspecto que só é visível para quem está da porta para dentro? Se a resposta foi “nenhuma”, aconselho você a reavaliar sua postura quando encarar um novo processo seletivo.

Sempre defendo que todo passo na carreira deve ser planejado, deve ter um sentido. E, isso inclui entrevistar o entrevistador. Pouquíssimos candidatos fazem isso. Mas, essa atitude minimiza as chances de você passar pela seguinte sequência de acontecimentos: sair do bate-papo com dúvidas; supor informações que não foram ditas e nem questionadas; descobrir que não tem aderência ao cargo; e se frustrar antes do término do período de experiência.

Dessa forma, antes de ir para a entrevista de emprego, estude. Navegue pelo site e redes sociais da empresa, converse com pessoas e busque informações na imprensa sobre a companhia e o setor. Ao final da conversa, é possível que o recrutador abra espaço para os seus questionamentos. Mas, se ele se esquecer de fazer isso, não tenha receio de pedir a palavra.

Aqui vão algumas sugestões de perguntas para fazer ao recrutador:

  1. O que você espera de mim à frente do cargo?
  2. Quais são os principais desafios que vou enfrentar nesta posição?
  3. Qual é o perfil do meu gestor e da equipe?
  4. Por que esta vaga está aberta? O que houve com a pessoa que a ocupava?
  5. Qual é o maior desafio da companhia, dentro do mercado de atuação?
  6. Como você imagina que a empresa estará daqui a cinco anos?
  7. Vocês investem em ações de treinamento e desenvolvimento dos profissionais?
  8. Em geral, como é o ambiente de trabalho?
  9. O que te motiva a trabalhar aqui?
  10. Qual é a principal característica comportamental que preciso ter para trabalhar aqui?

Ao abordar o recrutador com as perguntas certas, você demonstra preparo para a entrevista e interesse pela vaga, pontos que valem tanto quanto as certificações do currículo. Além disso, suas chances de fazer uma escolha mais segura e assertiva aumentam consideravelmente.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

http://platform.twitter.com/widgets.js(function(d){var id=”facebook-jssdk”;if(!d.getElementById(id)){var js=d.createElement(“script”),ref=d.getElementsByTagName(“script”)[0];js.id=id,js.async=true,js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js”,ref.parentNode.insertBefore(js,ref)}})(document)

Fonte: Você S/A – Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *