Saiba quando começa o verão

Você sabe quando começa o verão? Sabe quando ele termina? Descubra tudo agora! O verão é uma das quatro estações do ano. Esta estação, que é a mais quente do ano e apresenta também elevados índices de chuvas no Brasil, é uma das mais apreciadas pelas pessoas que gostam de viajar e ter contato com a natureza.

No verão os dias são mais longos por conta do maior tempo de radiação solar, o que possibilita inclusive uma redução nos custos de energia elétrica no país. O verão do Hemisfério Sul não é igual ao do Hemisfério Norte, e a data de início também é diferente. Por isso, é importante saber quando começa o verão no Brasil.

Como acontece o verão?

O verão acontece por causa do eixo de inclinação do planeta Terra, o qual faz com que em algumas épocas do ano haja uma maior incidência de luz solar em algumas regiões do globo. Essa inclinação do planeta Terra é a responsável pelas estações do ano, as quais são, basicamente, as menores ou maiores quantidades de luz solar que atingem diretamente os lugares.

O eixo de rotação terrestre está inclinado a 23º e 27′ (23 graus e 27 minutos) em relação a vertical do plano da eclíptica. Com isso, quando a Terra gira ao entorno do Sol, essa variação do ângulo é sentida pelas pessoas na Terra. Lembrando que a Terra demora cerca de 365 para dar uma volta completa ao entorno do Sol, movimento este chamado de translação.

No Brasil, o verão é sinônimo de praia, piscina, viagens e passeios (Foto: depositphotos)

No momento do ano em que a Terra está mais próxima do Sol a radiação solar fica bastante intensa e este período é chamado de verão. O verão acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios terrestres: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Quando em um deles é verão, no outro é inverno. Assim como quando em um é primavera, no outro é outono.

Quando começa as estações do ano 2018?

A data para o início das estações do ano não é totalmente rígida, podendo ter pequenas variações ao longo dos anos. No ano de 2018 as datas para o começo das estações do ano foram:

  • Outono: 20 de março de 2018, às 13h14.
  • Inverno: 21 de junho de 2018, às 07h07.
  • Primavera: 22 de setembro de 2018, às 22h53.
  • Verão: 21 de dezembro de 2018, às 19h22 ou 20h22 (para estados com horário de verão).

Estas datas podem variar caso seja um ano bissexto (um ano com 1 dia a mais, tendo 366 dias, o que acontecerá novamente em 2020). Lembrando que no Hemisfério Norte estas datas não se aplicam para as mesmas estações. Enquanto no Brasil é verão (dezembro-março), nos países do Hemisfério Norte (como os Estados Unidos) é inverno. Já quando no Brasil é inverno (junho-setembro), nos países do Hemisfério Norte é verão.

Veja também: Verão, a estação mais quente do ano. Principais destinos no Brasil

Quais os meses do verão?

No Hemisfério Sul, o que inclui o Brasil, o verão tem início no mês de dezembro. No ano de 2018, o verão terá início precisamente no dia 21 de dezembro. O verão se estende até o dia 20 de março de 2019, quando acontece o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, acabando o verão. Há uma diferença em relação ao Hemisfério Norte, pois naquele o verão começa no mês de junho, enquanto no Hemisfério Sul começa o inverno.

Os meses de verão no Brasil serão, portanto: a partir do dia 21 de dezembro, todo mês de janeiro e fevereiro, e até o dia 20 de março. Percebe-se que o período de final de ano coincide com o verão no Brasil, o que possibilita que as pessoas curtam bastante este período de ano com dias mais longos e quentes.

Após o verão, tem-se o período do outono, quando os dias já se tornam mais curtos e menos quentes. Após o outono, vem o frio intenso do inverno, seguido da primavera, quando os dias já começam a ficar mais quentes novamente até a chegada de um novo verão.

Quais são as principais características do verão?

O verão é a estação do ano que apresenta as maiores temperaturas médias, com dias bastante quentes, o que varia de acordo com o lugar do globo. O verão acontece depois da primavera e antes do outono. É um momento do ano em que há também um registro elevado de chuvas, já que aumenta o índice de umidade que retorna para a atmosfera se eleva.

A temperatura e a umidade vão depender da região do globo que está vivenciando o verão, mas este costuma ser o período em que há uma “explosão de vida” em biomas que necessitam do calor solar para a vegetação aparecer (especialmente em áreas mais frias).

Quando a vegetação aparece ou se torna mais densa, é comum que se intensifique também a diversidade de fauna (animais) que dinamizam a paisagem, constituindo ecossistemas complexos. Muitos lugares, que durante o inverno ficavam escassos de espécies animais, são tomados pela fauna no verão, quando os animais buscam alimentar-se.

Não apenas as plantas e os animais precisam da luz solar para sobreviver, mas os seres humanos também necessitam do calor solar para sua saúde e para a produção de alimentos. Há estudos que associam a baixa radiação solar aos casos de depressão em seres humanos, por isso que no período do verão as pessoas aparentam ficar mais animadas e ativas.

É no verão também que muitas pessoas estão de férias no Brasil, especialmente as crianças e adolescentes em idade escolar. O verão no Brasil coincide com o Natal e o final de ano. Já no Hemisfério Norte, o Natal coincide com o inverno, por isso são símbolos natalinos a neve e as roupas de frio do Papai Noel.

Veja também: Entenda por que adotamos o horário de verão

Pelo fato dos feriados de final de ano serem no verão no Brasil, muitas pessoas vão para as praias, viajam, aproveitam os parques e os passeios ao ar livre. Por isso, é a estação do ano em que as pessoas parecem estar mais ativas. Esse fato leva a certos cuidados, porque no verão os riscos de excesso de exposição a luz solar são também elevados.

Referências

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

                                                                                             

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.4&appId=262795557082302”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: PORTAL ESTUDO PRATICO – TERRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *