Robô criado pela Amazon para buscar candidatos discriminava mulheres

A automatização e uso de inteligência artificial são alguns dos segredos da gigante, mas não funcionaram tão bem ao ser aplicada aos recursos humanos

access_time

12 out 2018, 06h00

São Paulo – A Amazon criou uma inteligência artificial para ajudar a recrutar os melhores candidatos. Só tinha um problema: o robô discriminava mulheres.

Um dos times de especialistas em machine learning do escritório na Escócia começou a construir robôs para ajudar no recrutamento em 2014. De acordo com a Reuters, o objetivo era desenvolver um programa que analisasse 100 currículos e indicasse quais são os cinco melhores.

Cerca de 500 pequenos sistemas foram criados e chegaram a 50 mil palavras-chave que poderiam ser encontradas nos currículos. De acordo com a Reuters, os currículos que tinham a palavra “Mulheres” não eram tão bem avaliados pelo sistema da Amazon, como líderes de clubes femininos ou universidades para mulheres.

A automatização e uso de inteligência artificial são alguns dos segredos da gigante. Sistemas ajudam a organizar os estoques da forma mais eficiente possível, para possibilitar entregas em apenas algumas horas, por exemplo. A mesma abordagem não funcionou tão bem ao ser aplicada aos recursos humanos.

A culpa, no entanto, não é da tecnologia. O sistema aprendeu a selecionar os melhores candidatos em cima dos currículos recebidos nos últimos 10 anos, que eram majoritariamente de candidatos homens.

Os especialistas editaram o programa para excluir esse viés, mas o projeto foi fechado de vez no ano passado, pois não era possível garantir que novos preconceitos surgissem, afirmaram fontes à Reuters.

A Amazon afirmou, ao veículo, que a ferramenta nunca foi usada pelos recrutadores para avaliar candidatos.

http://platform.twitter.com/widgets.js(function(d){var id=”facebook-jssdk”;if(!d.getElementById(id)){var js=d.createElement(“script”),ref=d.getElementsByTagName(“script”)[0];js.id=id,js.async=true,js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js”,ref.parentNode.insertBefore(js,ref)}})(document)

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *