Por que o BCAA é tão famoso entre os frequentadores de academia?

Suplemento fornece energia durante o treino e ajuda na construção e na recuperação dos músculos

Um dos suplementos mais conhecidos por quem pratica academia é o BCAA. A sigla é proveniente da expressão Branch Chain Amino Acids (Aminoácidos de Cadeia Ramificada, em português). Esses aminoácidos atuam no fornecimento de energia para o treino, no ganho de massa muscular e na recuperação dos músculos. Por isso, é tão famoso entre os praticantes de atividades físicas.

Mas o que é o aminoácido, afinal? De forma bem simplificada, pode-se dizer que eles são uma unidade menor das proteínas, que são quebradas por ação enzimática. O nosso organismo une esses aminoácidos para se transformarem em proteínas e posteriormente em músculos. Os aminoácidos podem ser produzidos pelo próprio corpo (conhecidos como não essenciais) ou ingeridos por meio de alimentação ou suplementos, como o BCAA, que possui três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina. Eles formam 1/3 de todas as proteínas musculares, por isso, são tão importantes.

O BCAA é utilizado no pré e no pós-treino. No primeiro caso, para fornecer energia para os músculos durante o treino, já que eles precisam de aminoácidos quando estão em processo catabólico (desgaste da massa muscular). Se não houver aminoácido suficiente, o organismo passa a retirar dos músculos, causando uma perda de massa.

O que acontece é que, após um treino intenso, as reservas de glicogênio ficam em um nível muito baixo. Para sintetizar a glicose, o organismo é obrigado a utilizar o aminoácido L-alanina, um dos principais componentes liberados pelos músculos durante os exercícios. O BCAA repõe os estoques de aminoácido e não deixa os músculos pararem a síntese proteica. O suplemento também colabora para a recuperação muscular e reduz a fadiga, o que faz dele um suplemento para ser consumido após o treino também.

O BCAA é vendido em diversas formas: pó, cápsulas e líquido. Ambos dão resultado, mas a suplementação em pó possui maior concentração e é absorvida de forma mais rápida pelo corpo. Antes de fazer uso desses produtos, no entanto, é importante lembrar que eles são, como o nome já diz, complementos a uma dieta bem balanceada. Procure sempre um especialista para orientá-lo sobre o melhor tipo de suplemento para você, bem como se isso se faz necessário.

%d blogueiros gostam disto: