Por que a princesa Eugenie escolheu um vestido que deixava sua cicatriz à mostra

A princesa Eugenie, neta da rainha Elizabeth II, se casou nesta sexta-feira com Jack Brooksbank, no Castelo de Windsor. É o segundo casamento real do ano – o primeiro foi o do príncipe Harry com Meghan Markle, em maio.

‘Eu acho que podemos mudar o conceito de beleza. E você pode mostrar suas cicatrizes para as pessoas’, disse a princesa Eugenie

Foto: Rex/Shutterstock / BBC News Brasil

Um destaque especial da cerimônia foi o vestido da noiva, com um decote nas costas que deixava aparente uma longa cicatriz vertical. Aos 12 anos, a princesa passou uma grande cirurgia para tratar uma escoliose – uma curvatura na coluna.

Antes da cerimônia, a princesa falou sobre a importância de mostrar para “as pessoas suas cicatrizes”. “Eu fiz uma operação na coluna quando tinha 12 anos. Vocês vão vê-la na sexta-feira (no casamento). É uma forma amável de honrar as pessoas que cuidaram de mim e uma forma de apoiar os jovens que também precisam passar por isso”, disse Eugenie em uma entrevista.

“Eu acho que podemos mudar o conceito de beleza. E você pode mostrar suas cicatrizes para as pessoas. Eu acho que é algo muito especial defender isso”, afirmou.

A cerimônia foi acompanhada pela rainha e pelo príncipe Philip. Também estavam presentes o príncipe Charles, o duque e a duquesa de Cambridge, William e Kate, e o duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan.

Entre os cerca de 850 convidados, também estavam celebridades, como Robbie Williams. O tenor italiano Andrea Bocelli cantou duas músicas durante a cerimônia, que também teve a apresentação de membros da Orquestra Filarmônica Real.

Princesa Eugenie de York chega para a cerimônia de casamento, no Castelo de Windsor, com as costas à mostra

Princesa Eugenie de York chega para a cerimônia de casamento, no Castelo de Windsor, com as costas à mostra

Foto: EPA / BBC News Brasil

O que é a escoliose e por que afeta principalmente meninas?

No começo deste ano, a princesa Eugenie exibiu pela primeira vez o raio-X de quando estava sendo tratada quando era criança.

A escoliose é uma condição que faz com que a coluna se incline para um dos lados, fazendo as costas parecerem arredondadas e os ombros sobressaírem. Geralmente, aparece por volta dos 10 a 15 anos. Muitas vezes, a causa não é conhecida.

Cerca de 4 a cada 1 mil crianças precisam ser tratadas por um especialista. No caso da Princesa Eugenie, foi necessário fazer uma cirurgia corretiva.

Eugenie, que tem 28 anos, já deu entrevistas sobre como se sentiu antes da cirurgia: “Eu ainda consigo me lembrar como eu estava nervosa”.

“Durante minha operação, que durou oito horas, os meus médicos inseriram hastes de titânio com 8 polegadas (cerca de 20 centímetros) de cada lado da minha coluna, e parafusos de uma polegada e meia (4 centímetros) na parte superior do meu pescoço. Depois de três dias na UTI, eu passei uma semana no hospital e seis dias em uma cadeira de rodas. Mas, depois disso, eu estava andando novamente”, contou Eugenie, em depoimento para o site do Hospital Ortopédico Real Nacional, onde ela foi operada.

Segundo a Associação de Escoliose do Reino Unido, 5 em cada 6 adolescentes com escoliose são mulheres – não se sabe o motivo da prevalência.

Jan Lehovsky, cirurgião de coluna que fez parte da equipe que operou a princesa, afirmou: “A maioria dos pacientes com escoliose são meninas e ela (Eugenie) é um exemplo. Ela pode inspirá-las, o que é tão importante para as meninas que passam por essa cirurgia”.

Detalhe das costas do vestido de noiva da princesa Eugenie, deixando a cicatriz à mostra

Detalhe das costas do vestido de noiva da princesa Eugenie, deixando a cicatriz à mostra

Foto: PA / BBC News Brasil

Quanto custou o casamento e quem está pagando?

Uma das maiores despesas do casamento real é, provavelmente, a segurança. A conta será paga pela polícia – ou seja, pelos contribuintes.

No caso do casamento do duque e da duquesa de Sussex, em maio, o gasto com segurança foi estimado entre 2 e 4 milhões de libras (cerca de 10 a 20 milhões de reais). Já com relação ao casamento de Eugenie, não há estimativas. Mas, como o público que compareceu à cidade de Windsor para saudar os noivos foi menor, é provável que os gastos com segurança também sejam mais baixos.

Já as despesas privadas do casamento – como flores, festa e o próprio vestido – serão pagas pela própria família real.

BBC News Brasil
BBC News Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

https://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *