Os carros mais fáceis e baratos para consertar em 2018

Veja quais foram os carros que registraram o menor custo para conserto em caso de batida leve no ano, de acordo com o Cesvi

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7 dez 2018, 05h00

São Paulo – O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) analisou a relação entre custo e facilidade de reparo de 28 carros ao longo de 2018.

Foram analisados hatches sub-compactos, hatches compactos, hatches compactos off-road, minivans compactas, picapes compactas cabine simples, picapes compactas cabine dupla, sedans compactos, sedans médios, SWs compactas, utilitários esportivos e utilitários esportivos off-road.

Carros mais fáceis e baratos para consertar permitem ao comprador economizar com o seguro do automóvel, por exemplo, já que custos com reparos pesam no preço da proteção.

Confira nas fotos a seguir os modelos que receberam as melhores notas em 2018 em cada categoria, segundo o Cesvi:

Hatch sub-compacto

Volkswagen UP!

Novo Volkswagen Up! Novo Volkswagen Up!

Novo Volkswagen Up! (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

Hatch compacto

Volkswagen Polo

Volkswagen Polo High 200 TSI Volkswagen Polo High 200 TSI

Volkswagen Polo High 200 TSI (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

 

Hatch compacto off-road

Volkswagen Cross-UP!

Volkswagen Cross UP! Volkswagen Cross UP!

Volkswagen Cross UP! (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

 

Picape compacta cabine simples

Volkswagen Nova Saveiro CS

Saveiro Robust Cabine Simples Saveiro Robust Cabine Simples

Saveiro Robust Cabine Simples (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 27

 

Pícape compacta cabine dupla

Volkswagen Nova Saveiro CD

Volkswagen Nova Saveiro Volkswagen Nova Saveiro

Volkswagen Nova Saveiro (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 28

 

Sedan compacto

Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

 

Sedan Médio

Cirtroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge Citroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge (Citroën/Divulgação)

Índice: 40

 

Minivan compacta

Citroën Aircross

Citroën Aircross

Citroën Aircross (Citroën/Divulgação)

Índice: 31

 

SW compacta

Volkswagen Spacefox

Volkswagen Spacefox

Volkswagen Spacefox (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 16

 

Utilitário esportivo

Peugeot 2008

Peugeot 2008

Peugeot 2008 (Peugeot/Divulgação)

Índice: 31

 

Utilitário esportivo off-road

Suzuki Jimny

Suzuki Jimny

Suzuki Jimny (Suzuki/Divulgação)

Índice: 36

 

Metodologia

Para chegar ao índice de reparabilidade, o Cesvi testa como cada modelo reage a uma batida leve. Colisões deste tipo correspondem a 75% das ocorrências registradas nas grandes cidades. O indicador varia de 10 a 60. Quanto menor a nota, mais fácil e barato é o conserto do carro.

Os carros foram analisados por solicitações das próprias montadoras. O estudo contempla veículos fabricados no Brasil, Mercosul e também importados. Estão excluídos modelos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2,3 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.

Os veículos de uma mesma categoria passam por testes de impacto em baixa velocidade (15 km/h), nos quais há colisão da dianteira esquerda e da traseira direita.

Depois da batida, o carro é levado a uma oficina, onde são analisados os danos, o tempo e o custo do reparo, além dos preços das peças que terão de ser substituídas.

O conserto do impacto dianteiro tem 60% de peso no índice, enquanto a batida traseira representa 25%. O custo de uma cesta com 15 peças que costumam ser mais danificadas e o valor da mão de obra equivalem a 15% do cálculo.

Veja o ranking completo e atualizado aqui.

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Fonte: Exame

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