O que cai na prova Concurso EsSA 2018?

Seguem abertas as inscrições para a edição de 2018 do concurso EsSA (Escola de Sargentos das Armas)!

Ao todo, a oferta é de 1.100 vagas para candidatos com nível médio completo e médio/técnico. Os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 27 de abril de 2018.

Confira todos os detalhes do concurso » aqui «

Se você deseja ingressar na Escola de Sargentos é hora de intensificar os estudos. Lembrando que, por se tratar de um concurso bastante concorrido, o ideal é iniciar seus estudos o quanto antes.

» Prepare-se com a Apostila EsSA + Curso Português (GRÁTIS) «

Para auxiliar na sua preparação a Nova Concursos te mostra o que será cobrado na prova, além de uma proposta de planejamento de estudos que poderá garantir sua vaga na EsSA!

O que cai na prova Concurso EsSA 2018?

Os candidatos serão avaliados em diferentes etapas, são elas:

♦ Prova objetiva (Exame intelectual) de caráter eliminatório e classificatório;

♦ Valoração de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no Exame intelectual que possuam títulos;

♦ Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, para os candidatos de todas as áreas;

♦ Exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para candidatos de todas as áreas, aprovados no Exame intelectual e aptos na Inspeção de Saúde;

♦ Exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório (para candidatos da área Música), aprovados ou aptos nas etapas anteriores.

Como será a Prova Objetiva?

A avaliação intelectual ou prova objetiva será composta por 4 partes para quem se candidatar para área Geral/Aviação e 5 partes para Música/Enfermagem.

– 1ª parteMatemática (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e 3);

– 2ª partePortuguês (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e 3);

– 3ª parteHistória e Geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de cada disciplina, e 08 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina);

– 4ª parteTeoria Musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões objetivas) somente para os candidatos da Área Saúde;

– 5ª partePortuguês (1 questão discursiva – redação).

Será reprovado o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova.

Na questão de Redação, será reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 5,000.

A data prevista para a aplicação da prova objetiva é o dia 29 de julho de 2018, no turno da tarde, das 13h às 17h, nas organizações militares sede, localizadas em diversas cidades do país.

Para conferir quais as cidades recebem a prova, acesse » aqui «

Proposta de planejamento de estudos

Para alcançar a aprovação no concurso EsSA tenha em mente que será necessário ter disciplina, motivação, técnica e muitas horas de estudo. Se você está disposto a encarar o desafio, confira algumas dicas que serão muito úteis!

Organização

O primeiro passo é reorganizar sua vida em torno do objetivo, que é ser aprovado no concurso! Para isso, o ideal é montar um cronograma de estudos, onde estão distribuídas todas as disciplinas do edital e seus horários de estudo. Veja um exemplo no final do texto de como dividir as disciplinas em dias e horários.

Disciplina

Já que seu objetivo é ingressar na Escola de Sargentos, aproveite para exercitar sua auto disciplina aplicada nos horários de estudo. Não esqueça de praticar exercícios físicos diários para o Exame de aptidão física (EAF).

Material de estudo

Adquira um bom material de estudos! O ideal é adquirir material de qualidade que esteja de acordo com os últimos editais publicados. A Nova Concursos possui excelentes materiais, elaborados de acordo com o que foi cobrado nas últimas provas e resumem os tópicos mais importantes. Confira as apostilas acessando o nosso site!

Sugestão de tabela de estudos

Lembre-se que ao criar sua tabela de estudos, leve em consideração sua rotina diária, utilize os horários livres para montar o cronograma. Confira um exemplo de tabela:

Tabela-Concurso-EsSA

 

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso EsSA 2018

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepare-se com a Apostila EsSA + Curso Português (GRÁTIS) «

 

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: