Novidades! – O que é estudar?

99% das pessoas não sabem estudar. Antes de começar a se preparar para um concurso público, antes de procurar um cursinho ou antes mesmo de iniciar a leitura de qualquer material, as pessoas deveriam se questionar: o que é estudar? Pois bem, estou aqui para explicar no que consiste essa atividade para que não haja mais dúvidas de como seguir firme nessa difícil caminhada.

Então, o que é estudar? É ler todo o conteúdo do edital? É ver muitas horas de videoaulas? É realizar muitos exercícios de toda a matéria? Essas são algumas respostas que recebo nas sessões de coaching quando faço essa pergunta. Infelizmente, raras são as vezes em que me respondem corretamente. Isso demonstra que, na realidade, a maioria das pessoas não sabe o que é estudar.

Pois bem, indo direto ao ponto, estudar para certames públicos é: ASSIMILAR a matéria; FAZER material de revisão; e FAZER exercícios. Simples assim. Para que meus coachees nunca mais se esqueçam, eu transformo isso em um mantra para que possamos repeti-lo em todos os nossos encontros.

Porém, dessa pergunta, surgem pelo menos outras três: O que é assimilar a matéria? O que é fazer material de revisão? Quantas questões devo fazer? Vamos a cada uma delas.

Quanto à primeira pergunta, existem três formas de assimilar a matéria: ler as informações relacionadas ao assunto em PDF, em sítios especializados na internet, em livros, entre outros; assistir a aulas presenciais ou videoaulas; ou escutar áudios relacionados ao que se está estudando. Por isso, para definir qual a melhor forma de se assimilar a matéria, tem-se primeiramente que identificar qual é o meio  pelo qual se tem mais facilidade em entender a matéria. Tenho alunos que preferem ler os PDFs, em vez de ver videoaulas, por exemplo. E ainda têm aqueles, como eu, que preferem escutar áudios relacionados à matéria estudada. Não considero eficiente escolher mais de um: por exemplo, ler a matéria e depois assistir às videoaulas relacionadas a ela, para não fazer a mesma tarefa duas vezes. Muitos concurseiros no início da preparação perdem um valioso tempo fazendo um retrabalho. Por isso, descubra de que forma você mais tem facilidade para aprender um assunto e aperfeiçoe esse mecanismo para que você possa avançar no estudo do edital de forma eficiente e sem perda de tempo.

Quanto à segunda pergunta, material de revisão é tudo aquilo que se produz do conteúdo estudado ao qual se pode ter acesso, periodicamente, de forma rápida e objetiva. Então pode-se elencar como sendo espécies de material de revisão: resumos, mapas mentais, fluxogramas, esquemas, tabelas, mnemônicos, sublinhamentos, banco de questões corretas, entre outros. Qual é o melhor deles? Isso vai variar muito, pois cada pessoa tem uma forma de que mais gosta para revisar os assuntos. Assim, escolha aquela que mais se adeque a você e ao seu estilo, e atenha-se a ela para que não fique mudando o tempo todo de estratégia sem conseguir evoluir nos estudos.

apostilas em pdf opção

Para finalizar, quantas questões devo fazer? Muitos estudantes negligenciam essa parte e ficam o tempo todo somente lendo o conteúdo das matérias. Entretanto, sem exercitar o conteúdo adquirido, é praticamente impossível conseguir passar em um concurso público. A grande dúvida recai sobre a quantidade de questões que devem ser feitas. Para definir isso, deve-se avaliar o momento no qual o estudante se encontra. Se ele está no inicio dos estudos, a quantidade de questões não deve ser muita. Ele deve fazer o básico para conseguir identificar o que é importante e como o assunto é cobrado. Caso o estudante já tenha estudado a matéria, chega-se o momento de aprofundar o conhecimento. Nessa etapa, deve-se fazer o máximo de questões possíveis para identificar os “peguinhas” que as bancas colocam e possíveis dificuldades ou lacunas de conhecimento que o estudante possui. Geralmente, os estudantes não sabem diferenciar essas etapas da preparação. Na maioria das vezes, eles tentam aprofundar o conhecimento que acabaram de adquirir ou tentam adivinhar quais são os pontos mais relevantes a serem estudados.

Portanto, nesse mundo dos concursos, tudo tem de ser muito bem definido e colocado no seu devido lugar. É cada um no seu quadrado. Procure compreender muito bem o que é estudar e as etapas necessárias para realizar essa atividade com eficiência, de modo que você não perca um tempo valioso, correndo atrás do próprio rabo, e siga de forma consistente até a sua aprovação.

Rodrigo Lima

Auditor do TCU. Aprovado em 3 concursos: Analista do BACEN, Agente da Polícia Federal e Auditor do TCU. 


Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

conheca-a-garantia-de-satisfacao-do-gran-cursos-online/”>

The post O que é estudar? appeared first on Blog Gran Cursos Online.

Crédito:

Gran Cursos Online

Faça o download do material agora!

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *