Novidades! – Instituição avalia a possibilidade de contratar novos empregados!

Concurso Caixa: aposentadorias apontam déficit no quadro de pessoal!

CEF estuda contratação de novos empregados públicos.

CEF estuda contratação de novos empregados públicos.

A Caixa Econômica Federal (Concurso Caixa) está avaliando a possibilidade de contratar novos empregados públicos. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Instituição, estudos internos estão sendo realizados pela CEF e, após serem concluídos, os dados serão submetidos às instâncias deliberativas.

A notícia vem de encontro ao ocorrido no último concurso de 2014, que até hoje segue sem a contratação dos aprovados.

Concurso Caixa: entenda o caso

Em 2014 foi realizado o último certame para a instituição. A seleção foi organizada pela banca Cespe, atual Cebraspe, em dois editais que visaram preencher 9 vagas efetivas para os cargos de Engenheiro nas áreas: Civil, Elétrica, Mecânica e Médico do Trabalho, além de formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo.

O prazo de validade do concurso era de um ano, mas em maio de 2015, a Caixa Econômica Federal prorrogou por mais um ano este prazo. A seleção passou assim a ter validade até o dia 16 de junho de 2016 para os cargos de Técnico Bancário Novo, e até o dia 26 de junho de 2016 para os cargos de nível superior.

Contudo, nos últimos três anos ocorreram várias mobilizações. Isso porque muitos aprovados não foram convocados, embora a CEF esteja com o seu quadro de pessoal reduzido devido a aposentadorias e ao Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Segundo informações publicadas no site da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal – FENAE, em 2014, a Caixa encerrou o ano com um pouco mais de 101 mil empregados.  Ainda, nesse ano, ficou estabelecido que a CEF contrataria mais de dois mil empregados, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015. Isso aumentaria o número de bancários para 103 mil, mas muitos desligamentos foram realizados. Atualmente, estima-se que 16 mil deixaram a instituição.

Diante das incertezas de convocação dos aprovados e de acusações que o banco estaria descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins ajuizou Ação Civil Pública contra a CEF.

A sentença proferida, em 6 de outubro de 2016, pela juíza Natália Queiroz Cabral, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, condenou a instituição a apresentar um estudo de dimensionamento do seu quadro de pessoal e um cronograma de contratação dos aprovados do último concurso de 2014, além de manter a vigência do concurso por prazo indefinido até que toda a tramitação da Ação Civil Pública fosse concluída.

Em agosto de 2018, o julgamento da Ação Civil Pública foi suspenso. Dessa forma  a validade do certame, também, segue suspensa por liminar até o trânsito em julgado da decisão.

Concurso Caixa: cargo Técnico Bancário

Para participar da seleção, os candidatos precisavam ter nível médio completo. A remuneração inicial ofertada era de R$ 2.025,00 para cumprir carga horária de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais.

apostilas em pdf opção

Além da remuneração, os Empregados públicos da Caixa Econômica recebem outros benefícios como: evolução salarial ao longo de sua trajetória profissional, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e nos resultados, auxílio refeição/alimentação, possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar, entre outros.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.  Conforme descrito no quadro abaixo.

Ao todo, foram 1.156.744 inscritos para todos os polos.

Detalhes do concurso Caixa Econômica Federal

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!







Crédito:

Gran Cursos Online

Faça o download do material agora!

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *