Mercedes-Benz C 300 Sport tem potência, mas sem perder a classe

O C 300 Sport, mais caro dos Mercedes-Benz Classe C montados atualmente em Iracemápolis (SP), é a opção certa para aqueles que buscam um Classe C com algo a mais. Vendido por R$ 259.900, ele deixa de lado um pouco do conservadorismo das versões mais acessíveis, C 180 e C 200 EQ Boost, para adotar um visual externo e um comportamento bem mais esportivos – porém sem os exageros na estética e na cavalaria dos preparados pela AMG.

Por fora, como o restante da linha, o C 300 mudou no modelo 2019. Ganhou um tapa no visual com novos faróis, enquanto o kit aerodinâmico AMG Line inclui rodas AMG aro 18 e um novo para-choque dianteiro. Já no interior, que já era um dos pontos fortes do modelo com seu acabamento que salta aos olhos – há inclusive madeira escura no console central – as mudanças foram maiores: além da opção de revestimento em couro marrom e do novo volante com pequenos touchpads, o sedã ainda ganhou um painel digital configurável com uma bela tela de 12,3”.

Muito bem equipado, o C 300 traz de série bancos elétricos com memória de posição, ar-condicionado automático de duas zonas, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e frenagem automática de emergência. Mas há alguns deslizes: a chave presencial permite ligar o motor por um botão, mas não travar e destravar as portas (!). Já o piloto automático é convencional (o adaptativo ainda não está disponível no Brasil).

Em se tratando do mais potente dos Classe C “comuns”, a principal novidade está no motor. De acordo com a Mercedes-Benz, o objetivo foi reduzir o consumo e, por consequência, a emissão de CO2. Mas um (ótimo) efeito colateral das mudanças no turbo e no controle de abertura de válvulas foi o ganho de 14 cv, elevando a potência do propulsor 4 cilindros 2.0 para 258 cv.

A suspensão é mais firme e 15 mm rebaixada em relação aos C 180 e 200. Mas nem isso prejudica o conforto do sedã da Mercedes-Benz. São quatro os modos de condução (Eco, Comfort, Sport, Sport+), que alteram a calibragem do motor e do câmbio automático de nove marchas, da direção e do controle eletrônico de estabilidade. Existe ainda a opção Individual, que permite configurar cada parâmetro manualmente.

apostilas em pdf opção

Os dois primeiros modos priorizam as trocas de marchas em rotações mais baixas. No uso rodoviário, quando não há carga no acelerador, o carro ativa o “ponto morto” eletrônico, contribuindo para a redução no consumo. Apesar desse foco em conforto e eficiência, esses modos de condução estão muito longe de deixarem as respostas do sedã lentas.

Já nos modos Sport e Sport+, o comportamento do C 300 fica bem mais esportivo, com respostas rápidas ao acelerador e até estouros nas reduções de marcha. Usar um desses acertos na cidade dá a impressão constante de que falta pista para tanto motor. Mesmo com um pouco mais de pimenta na receita, esse Classe C ainda segue tendo no equilíbrio entre conforto e esportividade seu ponto mais forte.


Ficha técnica:

Mercedes-Benz C 300 Sport

Preço básico (C 180 Avantgarde): R$ 187.900
Carro avaliado: R$ 259.900
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, start-stop
Cilindrada: 1991 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 258 cv de 5.800 a 6.100 rpm
Torque: 37,7 kgfm de 1.800 rpm a 4.000 rpm
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado e perfurado (d) e disco sólido (t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,686 m (c), 1,810 m (l), 1,447 m (a)
Entre-eixos: 2,840 m
Pneus: 225/45 R18 (d) e 245/40 R18 (t)
Porta-malas: 480 litros
Tanque: 66 litros
Peso: 1.555 kg
0-100 km/h: 5s9
Velocidade máxima: 250 km/h*
Consumo cidade: 9,5 km/l
Consumo estrada: 13,1 km/l
Emissão de CO²: 125 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (Extra-Grande)

*limitada eletronicamente


(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.9&appId=205286206664408”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: MOTORSHOW

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *