Macarrão instantâneo e suas consequências para a saúde

Difícil encontrar quem não tenha recorrido a ele, especialmente naquele momento em que a fome aperta. O macarrão instantâneo, também conhecido popularmente como miojo, é um alimento comum no cotidiano de muitas pessoas. Geralmente é consumido por indivíduos solteiros e estudantes.

Além de ter um custo extremamente baixo, pode ser preparado em três minutos (depois que a água ferver, claro) e possui um sabor que, se não é igual ao do melhor dos talharins, pelo menos resolve um pouco a questão. Mas muitos sabem que o produto não é lá muito saudável, pois tem um baixíssimo valor nutricional.

Consequências para a saúde

O consumo frequente de macarrão instantâneo aumenta a possibilidade de desenvolver síndrome metabólica, um conjunto de pelo menos três dessas doenças: colesterol alto, triglicérides elevado, hipertensão, glicemia alterada ou diabete e obesidade. Consequentemente, aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares como: AVC, infarto, trombose e aterosclerose.

Macarrão instantâneo engorda?

Por possuir uma quantidade elevada de sódio, o seu consumo frequente pode elevar a pressão arterial e a retenção de líquidos, sem contar que provoca excesso de peso e pode agravar quadros de celulites. Os aditivos químicos encontrados no produto também se transformam em problema.

apostilas em pdf opção

Glutamato monossódico

Esse aditivo químico alimentar presente no macarrão instantâneo tradicional é utilizado para realçar o sabor. Ele é o sal sódico do aminoácido ácido glutâmico, que o próprio organismo produz e está presente naturalmente em carnes, aves, leite, tomate, espinafre, aspargo e na soja.

Alternativa saudável

Bifum é um macarrão oriental à base de arroz, que não contém glúten ? é bom para quem faz dieta com restrição a essa proteína ? e não é frito. Também é instantâneo. Para preparar é só deixar de molho de 1 a 3 minutos em água fervente, fora do fogo e escorrer.

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *