Lenda viva do off-road: conheça a história do Pajero

Ícone do mundo fora de estrada, o Pajero transformou-se em sinônimo de utilitário esportivo e abriu espaço para o crescimento da família Mitsubishi

Por
Abril Branded Content

access_time

3 dez 2018, 15h33

Lançado no Salão do Automóvel, o Pajero Sport 2019 é o último capítulo de uma história de décadas

Lançado no Salão do Automóvel, o Pajero Sport 2019 é o último capítulo de uma história de décadas (Tom Papp/Mitsubishi/Divulgação)

Não há dúvidas de que o segmento de utilitários esportivos é a bola da vez do mercado automobilístico.

No entanto, muito antes de o termo SUV se popularizar, uma montadora já desbravava essa trilha com seu DNA inovador e revolucionário.

Idealizado como conceito em 1978 pela Mitsubishi Motors, o Pajero mostrou que era possível colocar o conforto de um carro de passeio em um genuíno fora de estrada.

O lançamento da nova versão do Pajero Sport no Salão do Automóvel deste ano, portanto, é o capítulo mais recente de uma história que já dura quatro décadas. Mas a relação da Mitsubishi com o off–road é mais antiga ainda: data de 1934, com a criação do protótipo PX33, veículo de uso militar e primeiro automóvel japonês com tração 4×4.

A história do Pajero começou no Japão – na foto, um modelo de 1981

A história do Pajero começou no Japão – na foto, um modelo de 1981 (Mitsubishi/Divulgação)

A versão de produção do Pajero – nome inspirado em um felino sul–americano – foi lançada em 1982. Confiante na sua força e resistência, a Mitsubishi não perdeu tempo e o inscreveu na edição do ano seguinte do Rally Dakar, o evento automobilístico mais exigente do mundo.

Logo na estreia, a marca dos três diamantes venceu na categoria para carros originais de fábrica. A primeira das 12 vitórias na categoria geral veio dois anos mais tarde. A última delas foi em 2007, coroando uma série de seis triunfos consecutivos.

A Mitsubishi também fez história no WRC, o Campeonato Mundial de Rali, com o finlandês Tommi Makinen sagrando-se tetracampeão entre 1996 e 1999 a bordo de um Lancer Evolution.

“Os ensinamentos das competições nos ajudaram a fazer produtos melhores”, diz Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Mitsubishi no Brasil. “Não tenho dúvidas de que o inverso é verdadeiro. O trabalho de desenvolvimento de nossos carros atuais permite criar um novo modelo de rali sem problemas”, afirma Muratori.

Herança forte

A supremacia nas competições logo fez o Pajero alçar voos para além do Japão e conquistar o mundo.

Ao todo, já foram mais de 3 milhões de unidades vendidas em 170 países. No Brasil, o modelo desembarcou já em sua segunda geração no começo dos anos 1990, logo após a abertura do mercado nacional para veículos importados.

O Pajero Full é um dos representantes clássicos da família

O Pajero Full é um dos representantes clássicos da família (Mitsubishi/Divulgação)

Graças à inegável força do nome, o pedigree Pajero foi estendido a outros SUVs da Mitsubishi.

Carros como o Pajero Sport, criado para ser uma opção mais esportiva, e do Pajero Dakar, idealizado para homenagear o sucesso na competição icônica – além do Full, representante clássico da família. A linha ficou completa com o nascimento dos modelos ASX, Outlander e o recém-lançado Eclipse Cross.

Posicionado entre o ASX e o Outlander, o Eclipse Cross resgata o nome de um icônico modelo da Mitsubishi e apresenta o novo Dynamic Coupé, que molda as linhas da carroceria com um estilo empolgante e moderno.

O recém-lançado Eclipse Cross: novidade entre os SUVs da Mit

O recém-lançado Eclipse Cross: novidade entre os SUVs da Mit (Tom Papp/Mitsubishi/Divulgação)

O novo Pajero Sport visto no Salão do Automóvel, então, dá continuidade a essa história de sucesso, mantendo o genuíno DNA 4×4 da Mitsubishi Motors, mas elevando o patamar de estilo e luxo ao incorporar tecnologias como piloto automático adaptativo com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão, controle de descida e aviso de ponto cego. Adição de peso para uma família de vencedores.

Fonte: Revista Quatro Rodas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *