Ibovespa encerra semana em queda de 0,57% com incerteza política

SÃO PAULO  –  Ainda pautado pela presença das incertezas políticas locais, o Ibovespa fechou a segunda semana de abril no campo negativo, depois de sucessivos pregões com um desempenho “morno”. No encerramento de hoje, o índice caiu 1,30%, aos 84.334 pontos; na semana, a baixa é de 0,57% e, no mês, o recuo já é de 1,21%. O giro financeiro hoje foi de R$ 8,2 bilhões.

O movimento na semana foi na contramão das bolsas globais, que encerram o período no azul, embora tenham passado por uma realização de lucros hoje. O recuo de hoje das bolsas americanas representou um motivo adicional para o Ibovespa também cair, com investidores preferindo não deixar posições em aberto no fim de semana, quando novos desdobramentos políticos internos podem acontecer.

Veja o resumo dos mercados na semana

Operadores ainda mencionam que, sem catalisadores na frente política que justifiquem novas compras no momento, o Ibovespa segue apresentando um comportamento “travado” e sem força para superar o nível dos 85 mil pontos. E, além disso, ganha força no mercado a dúvida sobre o ritmo ainda muito gradual da recuperação da atividade, após uma sequência de indicadores macroeconômicos sem grande ânimo nesta semana.

Na abertura por ações, a maior alta do dia foi o Pão de Açúcar, com avanço de 3,50%. Entre os investidores, perdurou a leitura de que os resultados das vendas do primeiro trimestre foram muito melhores do que o Carrefour, a despeito do reflexo negativo que a inflação de alimentos mais baixa possa ter.

Na outra ponta, a BRF foi mais uma vez um destaque negativo, com baixa de 4,58%, ainda diante do imbróglio envolvendo os fundos de pensão Petros e Previ, acionistas da companhia, e o empresário Abilio Diniz.

Entre outras ações de relevância para o movimento da bolsa, as blue chips Petrobras ON (-2,71%), Petrobras PN (-2,21%), Itaú Unibanco PN (-2,32%) também foram responsáveis pelo Ibovespa sustentar as perdas hoje. Já a Vale ON, na contramão, subiu 0,38%.

Créditos:

Valor

%d blogueiros gostam disto: