Gaggan é eleito melhor restaurante da Ásia pela quarta vez; lista completa

A premiação regional para a Ásia dos 50 melhores restaurantes coroou o restaurante Gaggan pela quarta vez consecutiva como o melhor. A cerimônia da sexta edição do 50 Best Restaurants Asia, promovido pela revista britânica Restaurant, foi no dia 27 de março em Macau, na China. Veja a lista completa ao final da matéria.

Gaggan, em Bangcoc, na Tailândia, é do chef indiano Gaggan Anand. O restaurante serve 25 pratos em um menu degustação que dura em média duas horas. Com mais de 300 votos dos jurados do prêmio, a descrição do restaurante destaca a “fértil imaginação e a sagacidade de Gaggan Anand são apresentadas em um menu degustação longo, mas sempre divertido, que equilibra a alma da comida de rua indiana com as técnicas de culinária hiper-modernas”.

Durante palestra no Semana Mesa São Paulo, em outubro de 2017, o chef Gaggan declarou que “provavelmente fechará o Gaggan no auge”, em 2020, a exemplo de Ferran Adrià, que fechou o elBulli em um ótimo momento do restaurante.

Gaggan, do chef indiano Gaggan Anand, levou pelo quarto ano consecutivo o título de melhor restaurante da Ásia. Foto: Divulgação

Gaggan, do chef indiano Gaggan Anand, levou pelo quarto ano consecutivo o título de melhor restaurante da Ásia. Foto: Divulgação

Outros prêmios

Durante a noite também foram entregues os reconhecimentos individuais. Os chefs premiados nas categorias nem sempre estão no ranking dos 50 melhores. André Chiang, do André (Cingapura), recebeu o prêmio pelo conjunto da obra, homenageando sua carreira de mais de 30 anos. A escolha dos pares foi Yoshihiro Narisawa, chef do Narisawa (Tóquio, 6º). Bee Satongun, chef do Paste (Bangcoc, 31º) foi eleita a melhor chef mulher do continente e Nicolas Lambert, do Caprice (Hong Kong, 46º), o melhor chef pâtissier da Ásia.

Bee Satongun, chef do Paste, em Bangcoc, foi eleita a melhor chef mulher da Ásia em 2018. Seu restaurante figura na 31ª colocação no ranking. Foto: Divulgação

Bee Satongun, chef do Paste, em Bangcoc, foi eleita a melhor chef mulher da Ásia em 2018. Seu restaurante figura na 31ª colocação no ranking. Foto: Divulgação

Na categoria restaurante sustentável, L’Effervescence (Tóquio, 20º), do chef Shinobu Namae, levou o reconhecimento. O prêmio de hospitalidade foi para o Ultraviolet, do chef Paul Pairet (Xangai, 8º), com apenas dez lugares no salão.

Os restaurantes que “escalaram” mais colocações em 2018 foram o Mume (Taiwan, em 18º) e The Chairman (Hong Kong, 22º), ambos subindo 25 posições em relação a 2017. O estreante mais bem colocado na lista dos 50 melhores foi o La Cime (Japão, 17º), do chef Yusuke Takada. E como restaurante “para ficar de olho”, o escolhido foi Toyo Eatery, em Manila, nas Filipinas. O restaurante é do chef Jordy Navarra e abriu em 2016.

Sobre o chef Gaggan

O chef indiano Gaggan Anand mora na Tailândia desde 2007 e abriu o Gaggan em 2010 em Bangkok. O restaurante apareceu em 10.º entre os melhores da Ásia na primeira edição do prêmio para o continente, em 2013. Em 2014 estreou na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 17.º lugar, sendo destaque como o estreante mais bem posicionado, e no mesmo ano ficou em terceiro lugar na lista dos 50 melhores da Ásia. Desde 2015, o primeiro lugar da regional é dele. Em 2016, a história do chef Gaggan Anand foi contada em um episódio da série documental Chef’s Table.

Prêmios recebidos por Gaggan Anand desde 2014 pela revista britânica Restaurant. Ele segue em primeiro lugar no ranking dos 50 melhores da Ásia desde 2015. Foto: Reprodução/Facebook

Em entrevista exclusiva ao Bom Gourmet em 2017, Gaggan afirmou que lida com a pressão de estar no topo sabendo que prêmios “vêm e vão”. “Será que minha comida está ou esteve realmente melhor do que em outro momento? O negócio é se manter humilde e estar acessível para as pessoas”, declarou à época.

50 Melhores Restaurantes da Ásia em 2018

1. Gaggan – Bangcoc, Tailândia
2. Den – Tóquio, Japão
3. Florilège – Tóquio, Japão
4. Sühring – Bangcoc, Tailândia
5. Odette – Cingapura
6. Narisawa – Tóquio, Japão
7. Amber – Hong Kong, China
8. Ultraviolet by Paul Pairet – Xangai, China
9. Nihonryori Ryugin – Tóquio, Japão
10. Nahm – Bangcoc, Tailândia
11. Mingles – Seul, Coreia do Sul
12. Burnt Ends – Cingapura
13. 8 1/2 Otto e Mezzo Bombana – Hong Kong, China
14. Le Du – Bangcoc, Tailândia
15. Raw – Taipei, Taiwan
16. Ta Vie – Hong Kong, China
17. La Cime – Osaka, Japão
18. Mume – Taipei, Taiwan
19. Indian Accent – New Délhi, Índia
20. L’Effervescence – Tóquio, Japão
21. Locavore – Bali, Indonésia
22. The Chairman – Hong Kong, China
23. Waku Ghin – Cingapura
24. Lung King Heen – Hong Kong, China
25. Ministry of Crab – Colombo, Sri Lanka
26. Jungsik – Seul, Coreia do Sul
27. Sushi Saito – Tóquio, Japão
28. Il Ristorante de Luca Fantin – Tóquio, Japão
29. Les Amis – Cingapura
30. Fu He Hui – Xangai, China
31. Paste – Bangcoc, Tailândia
32. Neighborhood – Hong Kong, China
33. Eat Me – Bangcoc, Tailândia
34. Hajime – Osaka, Japão
35. Jade Dragon – Macau, China
36. Corner House – Cingapura
37. Bo.Lan – Bangcoc, Tailândia
38. Quintessence – Tóquio, Japão
39. Issaya Siamese Club – Bangcoc, Tailândia
40. Belon – Hong Kong, China
41. Ronin – Hong Kong, China
42. Toctoc – Seul, Coreia do Sul
43. The Dining Room (House on Sathorn) – Bangcoc, Tailândia
44. Jaan – Cingapura
45. Nihonbashi – Colombo, Sri Lanka
46. Caprice – Hong Kong, China
47. Shoun Ryugin – Taipei, Taiwan
48. La Maison de la Nature Goh – Fukuoka, Japão
49. Wasabi by Morimoto – Mumbai, Índia
50. Whitegrass – Cingapura

***

LEIA TAMBÉM

Chef tailandês detona pad thai de Gordon Ramsay e vídeo viraliza

Nova temporada do Chef’s Table será sobre confeitaria

Créditos: Bom Gourmet – Gazeta do Povo

%d blogueiros gostam disto: