Estude Grátis – Gramática com Humor – Correlação Verbal

Atenção concurseiros que se preparam para alcançar a aprovação em 2018! Um dos assuntos mais recorrentes nos últimos concursos públicos tem sido “correlação verbal”, ou seja, a harmonia, sintonia que se estabelece entre verbos e modos do mesmo período e, de uma forma mais abrangente, de um texto.

Parece complicado, mas uma articulação incorreta entre os verbos muitas vezes causa mal-estar aos ouvidos, tornando-se simples de perceber.

Imagine-se ouvindo alguém dizer ao seu lado: “O que você espera que eu faço?”… Há algo de errado nisso aí, não é mesmo?

Observe outro exemplo: “Os professores grevistas poderão sofrer retaliações se não voltassem ao trabalho.”.

Entre a locução verbal da primeira oração (verbo auxiliar no futuro do presente do indicativo) e o verbo da segunda (que se apresenta no pretérito imperfeito do subjuntivo) não houve “sintonia”, pois, enquanto o primeiro indica um fato real (ainda que se perceba uma possibilidade, fruto do valor do verbo auxiliar modal: eles poderão sofrer), o segundo verbo apresenta valor hipotética, como se fosse uma suposição (“se não voltassem ao trabalho”).

Duas formas seriam válidas, a depender do contexto:

1) “Os professores grevistas poderiam sofrer retaliações se não voltassem ao trabalho.” – nesse caso, ambas as construções situam-se no campo da suposição, da hipótese. Nesse caso, o texto poderia mostrar que os professores voltaram às salas de aula. Caso não tivessem feito isso, estariam sujeitos a retaliações;

2) “Os professores grevistas poderão sofrer retaliações se não voltarem ao trabalho.” – agora, as construções denotam fatos reais. Os professores estão em greve (fato) e poderão sofrer retaliações por esse motivo (fato) caso não retomem suas atividades. Na última oração, nota-se o valor condicional do futuro do subjuntivo.

Dica

Pode parecer difícil estudar correlação verbal. A dica é procure não decorar as regras, mas sim treinar seu ouvido para identificar sentenças incorretas. O importante aqui é que você perceba as formas de articulação verbal!

E agora…

— Como está o seu conhecimento sobre correlação verbal?

A Nova Concursos e o Professor Adriano Paciello irão resolver definitivamente o seu problema.

Confira a aula Português pra concurso – Correlação Verbal

Bons estudos!

Gramática com Humor é um programa semanal no youtube. Toda segunda-fera às 11h o Adriano Paciello tem dicas novas de português para você aprender gramática e sorrir, não necessariamente nesta ordem. Gostou das dicas? Confira o curso completo aqui!

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

Baixe o material deste concurso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *