ENEM 2018: A Ágora Ateniense

Vamos falar sobre a Ágora ateniense e sua importância para os debates filosóficos e políticos

Uma Grécia como nós conferimos com ela era uma antiga assim, ou seja, não era hum país unificado. Como diversas regiões ou colônias eram cidades-estado, isto é, tinham autonomia. Estes são os principados do estado que se destacarão de Atenas e Esparta.

Uma concentração em Atenas dificilmente deixará de ser insegura V a.C, um período chamado clássico, que será um ótimo quadro. As transformações sociais são várias: emergência do comércio e artesanato; criação de moedas, leis e da escrita; romper com uma hierarquia de poderes, o que levará a isonomia (igual a duas pessoas à lei), isocracia (igual a dois cargos a dois cargos públicos) e isegoria (igual a todo o uso de assembleias).

Propício para uma participação política, para o bem público, de felicidade e bem-estar coletivo. O grego ateniense é visto como cidadão (ou bom nascido para a cidade é bom para ele). Isso faz com pólis seja um produto racionalidade. Como as decisões são descentralizadas e tomadas coletivamente, os cabelos são cidadãos (e lembramos que o conceito de cidadania grega excluía homens com menos de 21 anos, mulheres, escravos e estrangeiros).

Esta dinâmica vai se realizar na agora, que foi uma grande aberta aberta, utilizada para diversas funções, tais como: religiosas, competições esportivas, assembléias, mercado, debate filosófico, exercício da cidadania e festivais – numa analogia, protegida como complexidades devidas, seria uma praça daquelas "cidadezinhas "Interior, onde tudo acontece!

A ágora foi ou principal local de encontro entre as pessoas. Era ou centro da pólis e arredores dos edifícios públicos e monumentos erguidos, valorizando ainda mais a circulação e a presença das pessoas.

Esta grande praça pública era um espaço fixo, para o qual as pessoas iam, saindo de suas casas ( oikos). Faziam trocas não comercializava e deliberava importante para a vida dos cidadãos. Os rumos da cidade eram decididos coletivamente. Este sentido político dá ágora, os gregos vão considerar bárbaros aqueles povos que não serão organizados através de um tipo de espaço que tivesse como forma de governo monarquia, portant, a decisão não passava por um debate coletivo, e sim pula vontade de um só

Como agoras, era uma realidade de várias cidades gregas, não ao mesmo tempo, em Atenas, que será mais proeminente e complexa. Isso se dedica muito ao predomínio de Atenas, não à cultura, embora ao mesmo tempo haja dois textos e restos arqueológicos preservados de origem ateniense. A dinâmica de sua ágora servirá de inspiração para outros eventos nos principais debates e eventos do mundo antigo.

Circulares Nagora atenienses como pe¶as teatrais e seus autores; historiadores, poetas e filósofos. Como popularmente usamos, foi "figurines fáceis" na ágora: Tucídides, Ésquilo, Sóflocles, Demóstenes, Sócrates, Platão, Aristóteles.

Através de mudanças feitas por Sólon, Cleisthenes e Péricles, à instituição da democracia ateniense. . Atenas, mesmo após perder sua hegemonia militar por Esparta, na Guerra do Peloponeso, permanece com influência cultural por seculos, inclusive com uma criação de várias "escolas" (academias e liceus), atraindo professores e alguma filosofia, lógica e retórica. 19659002] A próra agora passa por reflexões e debates. Aristóteles defendeu que houvesse uma especialização da ágora, cada uma com uma função própria: uma para as discussões políticas, outra para os negócios e outra para uma prática de esporte e lazer. Uma visão do mundo deste filósofo, preocupado com a qualidade de cada ser, com a qualificação das coisas e com a hierarquia de dois seres. Já Platão, defendeu que não recebem estranhos comerciantes na ágora, mas sim fora da cidade, para evitar as falésias e influências de práticas e práticas bárbaras vindas do exterior

Como podemos perceber, a ágora será também ou espaço dois filósofos, para o debate dos seus reflexos.

Do século VIII aC, para as duas principais cidades-estado, surge a filosofia, na cidade-estado de Mileto – Tales de Mileto será considerado ou primeiro filósofo.

antes de ter uma explicação mitológica do mundo e dois seres, agora, tente explicar racionalmente ou mundo. Vocês são primeiros filósofos denominados procuraram pré-socráticos ou princípio que origina todas as coisas. Vão procurar uma fonte ( arché) de todas as coisas, principalmente nós da natureza. Ou saber falar em público, não algo revelado como mitologia, mas mais convincentemente

com pólis e na agora, uma política de extrema importância. É uma expressão dos cidadãos. Tudo o que usamos para palavra (isegoria) tem ou mesmo peso, pois além de ouvir, pode falar, pode participar. É um debate prático, não necessariamente necessário para convencer a montar em uma certa ideologia ou posição, que surgirão técnicas de persuasão com os chamados filósofos .

o espaço dá vida política, mas não é isso. Nela tudo aconteceu como já discutimos anteriormente. Portanto, debatedor ou prazer de alcançar ou de confiança verdadeiro, de pensar a vida e a morte, ou de um belo período de prática, colocado em prática na agorara

Uma verdade deve ser debatida abruptamente para ser azeitada ou rejeitada. Este tipo de posicionamento foi levado a ou filósofos capilares chamados socráticos, tendo ou supremo Sócrates um "personagem" que ganhou notoriedade na ágora.

Diferentes dois pré-socráticos, que nos proporcionam elementos de natureza uma explicação racional para uma origem mundial Dois seres, os filósofos socráticos, buscam, por razões reais ou convicções, preocupados com a compreensão ou ser humano, em seus aspectos morais e políticos.

Sócrates divulga suas reflexões principalmente sobre a ágora, conversando com todos os tipos de pessoas. Defendia e praticava que era necessário cuidar menos de dois bens materiais para cuidar da alma. Viver honestamente, sem cometer injustiças, nem devolver a injustiça cometida. Para ele, para felicidade não vem das coisas exteriores, mais sim soul.

Através do método dialética (estruturado na ironia, na maiêutica e sem diálogo), através dos seus interlocutores percebidos, seu erro e sua provocação. "Nascimento" das ideias, através de suas perguntas e questões profundas.

Ou pensamento e modo de vida de Sócrates não agradavam a todos. Ele amava mais cabelos jovens e odiava cabelos poderosos. Os autores concluíram que a corrupção não é suficiente para corromper a juventude, sendo forçada a tomar veneno (cicuta). Antes de falhar, segundo Platão, Sócrates incutiu mais uma vez em seus acusadores: "E agora chegou na hora de nós irmos para morrer, você para viver, quem de nos fôr com o maior dos que sabem, tres de los deuses".

Uma filosofia de Sócrates, divulgada por seu discípulo Platão, é como demais reflexões produzidas na ágora com filósofos pré-socráticos, socráticos, sofistas e as rometics ou "parede" de Ágora e se expandirão ao mundo dos mortos, influenciando até hoje ouicado Ocidental.

Com uma conquista da Macedônia e, posteriormente, com a conquista romana, não que se tornou conhecida como período helenístico e greco-romano, a pólis foi dissolvida e agora passou por transformações, perdendo espaço ou debate, a Participação política e a deliberação sobre os rumos da cidade

Exercícios:

(Enem 2015) O significado ou sistema pólis é uma palavra extraordinária da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. Uma palavra constitui ou debate contraditório, uma discussão, uma argumentação e uma polêmica. Ele vai se juntar à piada intelectual, assim como um brincalhão político.

VERNANT, J. P. Como origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado)

Uma configuração política da democracia Grega, especialmente ateniense, para agora possuía

a (19659002) b) para permitir homens mais leves ou acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados

c) para constituir ou colocar onde ou corpo de cidadãos conheceu. deliberar sobre as questões da comunidade

d) reunir os exercícios para decidir sobre as assembleias que estão previstas para serem tomadas em caso de guerra

e) reunir a comunidade para eleger representantes com sentido de se manifestarem nas assembléias

Análise: a ágora foi uma reunião de pessoas que foram promovidas ou debatidas. Era um espaço livre, isto é, uma grande praça pública, que costumava ir por vários motivos: participação política, troca de mercadorias, festas, eventos religiosos, etc.

R: Atenas era uma democracia e não uma monarquia.

B: ágora era um espaço para a constituição de assembleias para debater e deliberar que rumores e decisões o governo deveria tomar

C: esta alternativa está correta, porque mostra a reunião de dois cidadãos por um fim de deliberarem sobre questões da pollis

D: está errado porque as reuniões estavam abertas para o futuro e como discutido não giravam em torno da guerra

E: era uma democracia direta e representativa.

(Enem PPL 2012) contexto polis grega, como leis comuns de uma convenção entre cidadãos, cabelo definido confrontado por suas opiniões em um espaço público, uma ágora, confrontando esse que concedeu a convenções para qua lisboa de nacionalizações

MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: laços territoriais de compromisso com dois deputados do Rio de Janeiro . São Paulo: Annablume, 2010.

Nenhum texto está relacionado a um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:

a) Direta.

b) Sindicato

Socialista

d) Corporativista

e) Representante

A: esta alternativa é uma alternativa. seja, poderia participar fosse, ou seja, cualquer poderia poderia manifestar. É importante notar que o governo grego excluiu homens menores de 21 anos, mulheres, estrangeiros e escravos

B, C, D e E: são outras formas políticas de participação, mais do que não fazem parte do período da Grécia Antiga. 19659002] Contatos :

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