Dicas para a saúde articular

Uma regra básica para a saúde articular é quanto mais você se move, menos rígido você é. Mesmo quando estiver relaxando, lendo um livro, vendo TV, ou trabalhando, mude as posições com frequência. Faça pausas, levante da sua mesa e se mexa. Proteja sempre as articulações, ou seja, coloque vestimentas ou proteções como munhequeiras e joelheiras para proteger principalmente nos esportes de contato. O seu tamanho afeta a carga nos seus quadris, joelhos e costas. Mesmo uma pequena perda de peso pode ajudar. Flexibilidade ajuda a melhorar os movimentos. Alongue-se diariamente ou pelo menos três vezes na semana. É importante não se alongar com os músculos frios; faça um aquecimento leve, como por exemplo, uma caminhada de 10 minutos. 

Para proteger as articulações, as melhores escolhas são os exercícios de baixo impacto como caminhada, ciclismo, natação e treinamento de força. Músculos fortes ajudam a apoiar melhor as articulações. Faça sempre um treino indicado por um profissional capacitado. Caso tenha problemas articulares, evite movimentos rápidos e repetitivos. Abdômen e costas fortes ajudam no equilíbrio, diminuindo o risco de quedas ou lesões. Por isso inclua exercícios que fortaleçam essas áreas. Pilates e yoga são ótimas alternativas. Se você tem dor articular devido a artrite reumatoide, coma mais peixes gordurosos, pois estes são ricos em ômega-3, um potente anti-inflamatório natural.

Os laticínios são as melhores fontes de cálcio, mas outras opções incluem os vegetais folhosos verdes escuros. Um aporte adequado de cálcio e vitamina D é essencial para a saúde óssea. Fique de pé e sente-se com a postura ereta para proteger as articulações do pescoço ao joelho. Carregue bolsas nos braços ao invés das mãos para deixar músculos e articulações maiores suportarem o peso. Trauma físico pode contribuir para a quebra da cartilagem e osteoartrite. Se você lesionar uma articulação, procure um médico imediatamente. Consulte o seu médico sobres os suplementos disponíveis no mercado para a saúde articular.

Referência

http://www.webmd.com/arthritis/ss/slideshow-keep-joints-healthy?ecd=wnl_rhu_082815&ctr=wnl-rhu-082815_nsl-ld-stry&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

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