Curitibano Jonathan Thomaz disputa quarta edição do The Taste Brasil

Nascido em Curitiba e criado em Ivaí, interior do Paraná, Jonathan Matheus Thomaz, de apenas 22 anos, é um dos participantes selecionados para a quarta temporada do programa The Taste Brasil. Com o desafio de preparar um prato completo e servi-lo em uma colher no estilo degustação, o cozinheiro foi um dos 30 selecionados entre os mais de 11 mil inscritos de todo o Brasil para cozinhar ao vivo para os chefs mentores.

“A participação no programa mexeu comigo, voltei com a cabeça totalmente mudada em relação à gastronomia. Aprendi muita coisa nova, tanto com os chefs quanto com os participantes, pois criamos um laço de amizade bem forte, com muita troca de conhecimento. Os mentores nos ajudam o tempo todo e os outros competidores também se ajudam, não se encaram como adversários. Foi algo incrível, que valeu por anos de estágio e de cozinha”, diz em entrevista telefônica ao Bom Gourmet.

Jonathan Matheus Thomaz participa da quarta temporada do programa culinário The Taste Brasil. Foto: Reprodução.

No programa de estreia, que só vai ao ar no próximo dia 22, mas cujo episódio já está disponível na internet, Jonathan serviu um frango com polenta, pimenta cambuci e quiabo. “Pensei e planejei muito o que eu iria preparar para impressionar os mentores, mas resolvi seguir meus instinto. Fiz um prato simples, que a mãe da gente faz em casa e apresentei de uma forma mais sofisticada”.

Ainda muito jovem, o cozinheiro conta que a aprovação no programa serviu como confirmação do seu talento. “Sempre tive uma certa dúvida se estava no caminho certo, pois sempre segui meu próprio paladar. Quando eles me elogiaram foi muito gratificante, me sinto muito mais confiante agora para futuramente ter meu próprio restaurante.

Jurados provam o prato de Jonathan às cegas. Frango com polenta, cambuci e quiabo foi elogiado. Foto: Reprodução.

Paixão pela cozinha começou cedo com a mãe

A trajetória de Jonathan, chef do restaurante contemporâneo Origens, em Joinville, começou muito cedo, aos 6 anos de idade, quando ajudava sua mãe a preparar e vender salgadinhos e doces para festas em Ivaí. “Isso acabou me influenciando, pois quando pensei em qual profissão gostaria de seguir, logo me decidi pela gastronomia, pois era algo que eu gostava e já sabia fazer”, conta.

Aos 15 anos, Jonathan saiu de Ivaí e foi para Ponta Grossa estudar gastronomia no Espaço Gourmet. “Minha família me ajudou com apoio moral e um amigo me arrumou um trabalho simples em um restaurante árabe. Depois fui trabalhar em um hotel da região e assim eu consegui me manter durante os três anos de curso”.

Jonathan e a esposa Tifany, grávida de nove meses de Violeta. Foto: Arquivo pessoal.

Porém, como o grande sonho de Jonathan sempre foi trabalhar com um chef de cozinha renomado em um grande restaurante, ele mudou-se de Ponta Grossa para Curitiba e enviou um e-mail para o chef Ivan Lopes pedindo uma oportunidade para trabalhar no restaurante Mukeka. “Fiz um teste e em logo fui para a cozinha de um restaurante que eu sempre sonhei. Fiquei cerca de seis meses após a saída do Ivan e depois me mudei com minha esposa para Santa Catarina”.

A esposa de Jonathan, Thifany Bello, está grávida de nove meses da primeira filha do casal, Violeta, e ele conta que pensou muito na filha na hora de se inscrever ao programa. “Quero que ela tenha orgulho de mim, do que fiz e de quem me tornei”, finaliza.

The Taste Brasil

O programa do canal por assinatura GNT, da rede Globosat, The Taste Brasil, está em sua quarta temporada, com estreia prevista para o dia 26 de abril. São quatro chefs brasileiros renomados: Claude Troisgros Felipe Bronze, André Mifano e Helena Rizzo, que atuam como mentores. Cada chef forma uma equipe com 4 competidores e em cada programa eles enfrentam desafios diferentes, com pratos completos que devem ser servidos em uma colher de degustação. Em apenas uma bocada é preciso conquistar os chefs, que provam os pratos sem saber quem os preparou. O programa vai ao ar todas às quintas-feiras às 22h.

LEIA TAMBÉM

> Nova temporada da série Chef’s Table é sobre confeitaria

> Concurso gastronômico de sopa de siri em Florianópolis

Créditos: Bom Gourmet – Gazeta do Povo

%d blogueiros gostam disto: