Cosméticos podem causar puberdade precoce em meninas, indica estudo

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que a exposição a componentes químicos de maquiagens, xampus e outros produtos de cuidado pessoal podem estar antecipando a puberdade das mulheres.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Foto: Getty Images / Minha Vida

Para chegar a essa conclusão, os investigadores Kim Harley e Brenda Eskenazi analisaram dados de 340 bebês e suas mães. As informações vieram de um estudo realizado entre 1999 e 2008, que examinou cadeias carbônicas de ftalatos, parabenos e fenóis a partir de testes de urina das mães grávidas e, nove anos depois, testaram a urina de seus filhos atrás de sinais do início da puberdade.

“Descobrimos que mães com níveis altos de dois desses químicos no corpo durante a gravidez tiveram filhas que entraram mais cedo na puberdade. Nós também descobrimos que meninas de nove anos detectadas com altos níveis de parabenos entraram mais cedo na puberdade”, explicou Dr. Kim Harley, professor de saúde pública e coordenador da pesquisa.

Segundo os pesquisadores, a puberdade precoce em garotas pode estar relacionada a três moléculas: monoetileno de ftalato (MEP), triclosan (TCS) e o 2,4-diclorofenol (2,4-DCP). Essas substâncias são facilmente encontradas em produtos com aromatizantes, como perfumes, desodorantes e sabonetes.

Desta forma, eles puderam observar que a excessiva exposição ao monoetileno de ftalato estava associada ao surgimento avançado de pelos pubianos nas meninas. Já a exposição em dobro ao triclosan e o 2,4-diclorofenol foi relacionada à precocidade da primeira menstruação.

Na análise, não foram detectadas mudanças no tempo da puberdade dos meninos. Além disso, os pesquisadores destacam que pode existir uma “causalidade inversa” nesses resultados.

“Meninas que têm a puberdade precoce podem estar mais inclinadas a utilizar produtos de higiene e de cuidados corporais”, indicam os autores.

De acordo com Kim Harley, a puberdade precoce nas meninas aumenta o risco de distúrbios mentais e comportamentos perigosos. À longo prazo, ela também amplia a probabilidade de câncer de mama e ovário.

O que é puberdade precoce?

A puberdade é caracterizada pelo período quando o corpo dos meninos e meninas começa a ganhar características de adultos, deixando de ser infantil. Esse processo normalmente acontece durante a adolescência. Contudo, na puberdade precoce, esse desenvolvimento inicia-se ainda na infância – nas meninas antes dos oito anos e nos meninos antes dos nove -, o que pode acarretar problemas físicos e psicológicos para as crianças. É muito mais comum a ocorrência nas meninas e seu diagnóstico tende a ser mais fácil quando comparado ao dos meninos.

Veja outros fatores de risco, os sintomas e como tratar!

Minha Vida

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *