Correio da leitora – roupa para batizado

Enquanto cerimónia a ter lugar numa Igreja, um batizado supõe alguma moderação e bom senso na escolha da roupa. Há, por isso, peças e detalhes que devem ser evitados, na minha opinião, como costas nuas, grandes minissaias ou decotes demasiado expostos.

 

No que diz respeito à cor, não há nenhuma regra concreta a este respeito, embora as cores suaves sejam a opção mais comum entre a maior parte das mães. Pessoalmente, acho que tons muito escuros, como o preto ou o azul marinho (sobretudo em cerimónias de primavera-verão), devem ser evitados.

 

Não adoro o uso do branco total nas mães (excepto se tiver apontamentos de outra cor) – considero que, sendo uma cor tão associada ao vestido ou fatinho da criança (e ligada à simbologia cristã do batismo), só faz sentido nela e não nos pais ou padrinhos (mas esta é, obviamente, uma escolha pessoal de cada mãe, existindo, inclusivamente, lugares, onde o uso de branco pelas mães é quase tradição – basta pensarem na Kate e nos modelos que usou nos batizados dos filhos).

 

Assim, sou adepta de uma paleta de tons pastel, como o rosa, o azul, verde água ou o creme/bege – sem passar pelo branco.

 

No que diz respeito à peça/peças a usar, gosto dos vestidos, preferindo os curtos/midi aos compridos (estes são, em regra, mais formais – mas, claro, tudo dependerá do modelo em causa, que, mesmo longo, poderá não ser excessivamente formal e, por isso, perfeitamente adaptado à cerimónia).

 

Os macacões ou jumpsuits também podem ser uma opção a considerar. Não sendo a minha primeira escolha, podem, no entanto, ser tidos em conta por aquelas mulheres que preferem usar calças a vestidos.

 

Posto isto, é importante ter em conta a qualidade do tecido – escolhendo, se possível, materiais que não se amarrotem com facilidade (já que poderá ter, durante grande parte do tempo, a sua criança ao colo). Ah, e se ainda amamentar, escolher um vestido apropriado à amamentação é fundamental!

 

Para a Vera e para todas as interessadas, aqui ficam algumas sugestões de vestidos e jumpsuits que se encontram atualmente em loja…

 

 

bat copy.jpg

Créditos: Mini Saia

%d blogueiros gostam disto: