Conheça as raças de cães mais populares no Brasil e nos Estados Unidos





O estilo de vida dos brasileiros é diferente do modo de viver dos norte-americanos. E entre tantas formas de evidenciar essa distinção, pode-se comprovar isso com as raças de cães mais populares nesses países.

Enquanto que no Brasil há a prevalência de raças pequenas, nos Estados Unidos a preferência se dá para as raças de médio e grande porte. Mas o que pode explicar esses gostos?

Antes de entender o porquê das preferências dos dois países, é possível conferir a lista das seis raças mais populares no Brasil e nos Estados Unidos.

Raças de cachorro preferidas dos brasileiros

As raças de pequeno porte, como poodle e pinscher, são as preferidas pelos brasileiros

Os vira-latas encabeçam a lista dos mais queridos pelos brasileiros (Foto: depositphotos)

A lista a seguir foi elaborada através de uma pesquisa feita pelo Instituto QualiBest e divulgada em agosto de 2017. O estudo foi feito de forma online e levando em consideração as respostas de 7.084 pessoas.

Os participantes eram homens e mulheres de todo o território nacional. Com faixas etárias acima de 18 anos e pertencentes das classes ABCDE (Critério Brasil – 2015).

  1. Vira-lata (41%);
  2. Poodle (11%);
  3. Pinscher (7%); 
  4. Labrador (5%); 
  5. Pit bull (3%);
  6. Lhasa apso (3%).

Veja também: Pesquisa revela que vira-lata é o cachorro mais querido entre os brasileiros

Raças preferidas dos norte-americanos

As raças de grande porte, como o golden e o pastor alemão, são as preferidas pelos americanos

O labrador é o cão mais popular dos Estados Unidos (Foto: depositphotos)

Já as seis raças mais populares nos Estados Unidos são listadas pela American Kennel Club (AKC). O órgão norte-americano é responsável pelo registro das raças e dos respectivos cães. Entre as mais populares no EUA estão:

  1. Labrador;
  2. Pastor alemão;
  3. Golden retriever;
  4. Buldogue;
  5. Beagle;
  6. Buldogue francês.

Por que há diferença entre Brasil e Estados Unidos?

Se não levar em consideração os vira-latas, pois eles podem ser de qualquer tamanho, os cães de pequeno porte são os mais preferidos no Brasil. Somando o poodle, pinscher e o lhasa apso, são 21% da preferência brasileira.

Acredita-se que essa preferência tenha relação com o estilo de vida dos brasileiros. Cães de pequeno porte geralmente consomem menos, tanto com ração como também em higiene.

Mas isso não é uma regra, tendo em vista que algumas raças de porte pequeno podem possuir uma pelagem mais longa. Por esta razão, demandam mais cuidados e custos.

Veja também: Raças de cães que se dão bem com outros animais

Já nos Estados Unidos, as raças são de grande e médio porte, em sua maioria. Como os norte-americanos possuem casas mais espaçosas que os brasileiros, esse tipo de escolha é muito propícia.

Labrador: o preferido dos países

A única raça popular tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos é o labrador

Essa raça é tão querida não só pela sua aparência mas também por sua personalidade alegre e amiga (Foto: depositphotos)

A única raça popular nas duas listas é o labrador. De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, esse pet também é o preferido do Reino Unido. Por essas razões, muitos especialistas apontam que essa é a raça mais popular do mundo. 

Toda essa fama do labrador tem como explicação duas características básicas: a aparência física e o comportamento de cachorro. Isso porque, além de possuir um visual atraente aos olhos dos tutores, o labrador é amigável, extrovertido e alegre.

Além disso, a raça ficou ainda mais famosa com o filme “Marley e Eu”. Obra cinematográfica inspirada no livro de mesmo nome e que conta a história de uma família ao receber um cachorrinho labrador. Uma trama cheia de sorrisos e emoções.

Assim, quem tiver um cão dessa raça terá a oportunidade de desfrutar de um eterno filhote. Com uma alta energia, o labrador adora correr, nadar e brincar com o tutor.

O único problema de comportamento que o tutor pode enfrentar é a bagunça. Essa raça, se não for bem treinada, pode se tornar uma “bagunceira de carteirinha”.

Veja também: 12 labradores que vão roubar o seu coração. Confira imagens

Derrubar lixos, bater nos móveis da casa com agitação e até destruir algumas peças de roupa. Treinamento desde filhote é imprescindível, desfrutando de um cão alegre e educado.


Créditos: R7

%d blogueiros gostam disto: