Confira! – TCU analisará possibilidade do certame nesta quarta (11)!

Um dos entraves para a realização do Concurso MPU 2018 é a falta de previsão no orçamento federal. Embora se saiba que o concurso público acaba sendo custeado pelos próprios candidatos, por meio da taxa de inscrição, existe um entendimento de que é necessário haver previsão no orçamento, por questões contábeis e legais.

Para esclarecer melhor esta questão, e verificar a viabilidade de realização do concurso ainda neste ano de 2018, o MPU realizou uma consulta formal ao Tribunal de Contas da União (TCU). Esta consulta será analisada nesta quarta-feira, 11 de julho, na Sessão Ordinária do Plenário, como pode ser visto neste item da pauta:

Em nosso primeiro contato com o órgão, no início de 2018, obtivemos a resposta de que não havia previsão orçamentária para concursos destinados a servidores em 2018, pois só seria possível preencher vagas que não causassem impacto financeiro, como por exemplo vagas decorrentes de exoneração.

Para realizar o certame ainda este ano para os cargos de Analista, Técnicos Administrativos e Técnicos de Segurança, a Administração estava levantando o possível custo e agora está consultando o Tribunal de Contas da União sobre a possibilidade de rever o entendimento de que os valores arrecadados com as inscrições não poderiam ser utilizados para custear o processo seletivo.

A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos acompanhará a sessão (que terá início às 14:30) para, desta forma, trazer a informação o quanto antes para todos os concurseiros interessados. Salve este artigo nos seus “Favoritos” para retornar aqui na quarta-feira e ficar por dentro do resultado da consulta.

Ofício do MPU ao Banco do Brasil a respeito do Concurso 2018

O Estratégia Concursos teve acesso ao que seria o ofício encaminhado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério Público Federal ao Banco do Brasil solicitando que a instituição financeira operacionalize o recebimento das taxas de inscrição do concurso.

O documento chegou ao nosso conhecimento em 6 de junho. O jornalismo do Estratégia Concursos está entrando em contato com o órgão para confirmar a informação, já que o pedido reafirma os fortes indícios de que o MPU realize concurso em breve.

A Assessoria de Comunicação do SindMPU (Secretária Nacional dos Servidores do Ministério Público da União), chegou a informar à nossa equipe que o resultado de uma reunião discutiu o interesse do órgão em realizar um novo concurso no 2º semestre. Mais precisamente, no mês de Outubro.

Segundo a assessoria, é de conhecimento geral a defasagem de servidores no órgão, e portanto, haverá um remanejamento de verba para que o concurso possa acontecer ainda esse ano.

concurso mpu 2018

Dia 4 de agosto – Aulão Presencial MPU

O Estratégia Concursos vai estar no dia 4 de agosto, em Brasília-DF, para realizar um AULÃO PRESENCIAL focado no concurso do MPU, que vai ajudar muito na sua preparação para este concurso que há tanto tempo é esperado.

– A aula será focada no cargo de Técnico do MPU.

Rumores em 2017

Em 2017, após a posse da nova Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, a ideia de realizar um novo certame MPU havia sido descartada devido as limitações da Emenda Constitucional 95/2017, que instituiu um novo regime fiscal no país.

Ainda naquele ano, o Ministério Público da União divulgou diversos editais de convocações para nomear candidatos aprovados no último concurso MPU de 2013, realizado para os cargos de Analista e Técnico. Atualmente são 1.762 cargos vagos no órgão.

Até o momento, o MPU fez mais de 4000 nomeações que foram distribuídas por todos os estados do país e no DF.

E, diante desse cenário de convocações e nomeações, muitos concurseiros se perguntam sobre a possibilidade um novo concurso acontecer em breve…

O órgão publicou a distribuição de vagas de seu processo de remoção interna, iniciado no começo do mês de maio. De acordo com o documento, foram oferecidas 448 vagas para Técnico e Analista, que exigem nível médio e graduação em direito, respectivamente.

Curso Intensivo MPU

Pensando em melhor prepará-lo para este concurso, o Estratégia organizou uma programação de aulas gratuitas para abordar as disciplinas que deverão ser cobradas no próximo edital. O aulão vai acontecer na próxima segunda-feira, 09 de julho, a partir das 19h no nosso canal do youtube.

Além de sanar suas dúvidas, você ainda pode entender melhor como se preparar para o certame, como administrar os estudos em pré temporada de provas e outras dicas relevantes para se organizar e ter um bom desempenho.

MPU

Confira a programação completa:

Dia 11/06: Ciclos de Estudos 

Dia 13/06: Tira-dúvidas no Instagram

Dia 18/06: Resumo x Marcação x Mapa Mental

Dia 25/06: Como fazer revisões?

Dia 27/06: Tira-dúvidas no Instagram

Dia 02/07: Como estudar e revisar por questões?

Dia 09/07: Como fazer simulados e estudar perto da prova?

Dia 11/07: Tira-dúvidas no Instagram

Dia 16/07: Como fazer discursivas?

 

Comissão Organizadora

Na Lei Orçamentária Anual de 2017, havia previsão de contratação de 681 novos servidores para o Ministério Público da União e uma comissão organizadora acompanhando os trâmites burocráticos para a realização de um novo concurso chegou a ser formada.

A portaria que nomeia a comissão foi publicada no dia 8 de março de 2017, no Diário Oficial da União com a seguinte formação:

concurso MPU

O que faz o MPU?

Uma das principais funções do órgão é defesa da ordem jurídica, ou seja, o Ministério Público deve zelar pela observância e pelo cumprimento da lei. Fiscal da lei, atividade interveniente.

Defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso. Defensor do Povo.

Defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis

Controle externo da atividade policial. Trata-se da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação.

Os membros do MPU têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

O Ministério Público da União

O Ministério Público da União compreende os seguintes ramos:

– Ministério Público Federal (MPF);
– Ministério Público do Trabalho (MPT);
– Ministério Público Militar (MPM);
– Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
– Edital MPU 2013/1 / Edital MPU 2013/2 Edital MPU 2015

Reajuste nas remunerações

Com o reajuste salarial (Lei 13.316/2016) já aprovado e em vigor, os salários dos servidores do Ministério Público Federal ficaram ainda mais atraentes.

O reajuste salarial para o MPU foi de 12%, dividido em oito parcelas, a serem pagas em quatro anos. A partir de 1º de janeiro de 2019 o salário dos analistas e técnicos do MPU terá o reajuste de 12% previsto na lei sancionada este ano.

concurso mpu

Atribuições e Requisitos dos cargos

Um dos critérios para fazer uma boa escolha do cargo ao qual se candidatar é o conjunto de atribuições do cargo. Pois, embora a estabilidade e o salário de um cargo possam ser atrativos, é muito importante levar isso em consideração, afinal, este será seu emprego por um bom tempo.

O cargo de analista do MPU possui diversas tarefas, entre as quais estão:

Assessoramento em processos judiciais;
Atuação em processos jurídicos e administrativos;
Realização de avaliações, perícias e vistorias;
Atuar na gestão de contratos

Para ser um analista do MPU é necessário ter graduação em direito.

Já aos técnicos do órgão ficam reservadas as respectivas atividades:

Auxiliar na prática de atos em processos judiciais;
Acompanhar processos administrativos;
Elaborar atas

Para investidura no cargo de técnico é preciso ter concluído o ensino médio.


Entenda as funções práticas dos cargos

Você já conhece as carreiras de Técnico e Analista do MPU? O Estratégia Concursos entrevistou dois servidores e você acompanha as entrevistas nos vídeos a seguir:

O que faz um técnico do MPU?

Como é a rotina de um Analista do  MPU? 

Os últimos concursos do MPU

O MPU realizou um concurso para provimento de vagas em 2010, e em 2013 renomeou seus cargos. Deste modo, as nomenclaturas para os cargos previstas no edital de 2010, não são as mesmas dos editais posteriores. Saiba o que mudou.

Veja (a partir da página 22): Nova nomenclatura dos cargos do MPU

Concurso MPU 2013

Em 2013, o Ministério Público da União realizou dois concursos. O primeiro para os cargos de Analista – Apoio Jurídico (Direito) e Técnico Administrativo (Ensino médio). O concurso MPU 2013 tem validade até agosto de 2017.

Concurso MPU 2015

Em 2015, o Ministério Público da União realizou mais um certame, também organizado pelo Cespe, para os cargos: Analista (Áreas: Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química) e Técnico (Área: Segurança Institucional e Transporte). (Prorrogado por mais 02 anos).

Prorrogação do último certame

O último certame foi prorrogado por mais dois anos; isso significa que no próximo concurso não serão ofertadas vagas para os cargos de: Analista do MPU nas áreas de : finanças e Controle; Engenharia Química e  Técnico do MPU, áreas de  Segurança Institucional e Transporte.

concurso

Gostou dessa oportunidade? Deseja se preparar para o Concurso MPU?
O Estratégia Concurso já possui cursos relacionados ao certame. Confira:
CURSOS PARA CONCURSO MPU

Ficha Técnica Concurso MPU

♦Informações do Concurso Anterior

Ano: 2015
Edital: 
Edital MPU 2015
Banca: Cespe

♦Informações do Próximo Concurso MPU

Data prevista: 2018
Vagas: a definir
►Lotações: a definir
Remuneração inicial: entre R$ 7 mil e R$ 11 mil
Banca: a definir
Escolaridade: Nível Médio e Superior
Cursos Estratégia Concursos: 
CURSOS CONCURSO MPU

Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Crédito:

Estratégia Concursos

Baixe o conteúdo completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *