Confira! – Mudança de gabarito “sem sentido” na prova de Perito Criminal da PF (Área 3

Alterações aconteceram nas questões 90, 91 e 92 da parte específica

Oi, pessoal…

No dia 10 de outubro o Cespe/Cebraspe liberou os gabaritos definitivos após a análise dos recursos. Dentre as questões da parte específica, pelo menos quatro chamaram a atenção de muitos candidatos, pois tiveram seus gabaritos alterados sem o menor sentido.

Três delas foram corrigidas de forma no mínimo estranha e, por issom destaco aqui neste artigo… As três questões que trago estão relacionadas ao mesmo assunto (P2P).

Em relação ao assunto P2P, as questões 90, 91 e 92 tiveram seus gabaritos alterados respectivamente de ECE para CEC, contrariando a literatura utilizada em concursos, como por exemplo o livro do Forouzan, do qual as questões parecem ter sido literalmente copiadas (mais especificamente das páginas 93 a 95).

Supondo um possível erro material, verificamos o seguinte: a prova de Perito – Área 4 (Agronomia) também teve alterações nas mesmas questões (90, 91 e 92), e coincidentemente, também alteradas, respectivamente, de ECE para CEC (tendo como base o padrão de prova disponibilizada no site da banca).

Talvez a confusão tenha ocorrido porque a prova para Perito de Informática é a ÁREA 3 (CARGO 4), enquanto a prova para Perito de Agronomia é a ÁREA 4 (CARGO 5).

Além dessas três questões, que muito provavelmente ocorreu um erro material, há uma outra muito polêmica que teve seu gabarito alterado de C para E. Tendo como referência a prova disponibilizada pelo Cespe/Cebraspe, confira a questão e o raciocínio abaixo.

Para realizar a validação de uma lista com 10 mil endereços de emails, será utilizada a seguinte expressão regular. ^w*(.w*)[email protected]w*.[a-z]+(.[a-z]+)?$ Nessa situação hipotética,

84. a sequência w* reconhecerá todos os caracteres alfanuméricos (letras e números) e o quantificador * indicará que há zero ou mais ocorrências do elemento precedente.

apostilas em pdf opção

Verificando em sites relacionados com expressões regulares, como o link “https://www.w3schools.com/jsref/jsref_regexp_wordchar.asp”, podemos verificar que w reconhece os caracteres a-z, A-Z, 0-9, além do _ (sublinhado).

Logo, a afirmativa está CORRETA, pois w reconhece todos os caracteres alfanuméricos (letras e números), como apontado na questão, além de também reconhecer o _ (sublinhado).

Notem que a questão não restringe que APENAS os caracteres alfanuméricos são reconhecidos. Se houvesse tal restrição, a questão estaria errada.

Ou ainda, se o examinador entendesse que há uma dupla interpretação, poderia haver a anulação, mas afirmar que ela está errada é incoerente.

Os candidatos aos cargos policiais federais estão confiantes de que o Cespe/Cebraspe revisará o possível equívoco e publique a correção no momento oportuno.

  • Até a publicação desse artigo o Cespe/Cebraspe não divulgou nota sobre o caso. O jornalismo do Estratégia Concursos deve entrar em contato com a banca, assim que possível, para buscar um posicionamento da instituição e esclarecimentos sobre o ocorrido. Assim que tivermos um retorno, divulgaremos aqui no blog.

Crédito:

Estratégia Concursos

Baixe o conteúdo completo!

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *