Como ser aprovado no Concurso Bombeiros MG (CBM MG)?

Atenção concurseiros mineiros! Já está disponível o edital do novo concurso público do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBM MG)! O certame oferece 30 vagas para nível médio e salários de mais de R$ 8 mil!

» Estude para o concurso Bombeiros MG (CBM-MG) + Curso Português (GRÁTIS) «

Se você sonha em fazer parte do quadro de Oficiais Bombeiro Militar (QOBM) em 2018, saiba quais são os passos necessários para garantir uma das vagas!

Como ser aprovado no Concurso Bombeiros MG?

A avaliação será por meio de prova objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, referente ao ensino médio, valendo 2,0 (dois) pontos cada questão, com quatro alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas uma alternativa correta. A aplicação está prevista para o dia 10 de junho de 2018.

O exame terá questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Geografia, História, Direitos Humanos, Química, Biologia, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Além da prova objetiva, os candidatos passarão ainda por outras etapas compostas de: prova discursiva (redação); Exames médicos preliminares e complementares; Teste psicológico; Teste de capacitação física (TCF); habilidades natatórias; exame toxicológico.

Conheça agora dicas importantes que, se seguidas, poderão ser o diferencial para sua aprovação:

1 – Leitura do edital

O primeiro passo é realizar uma leitura completa do edital do concurso. Lembre-se que o documento é seu guia para ser aprovado(a). A dica é fazer anotações e sempre mantê-lo por perto para possíveis dúvidas.

2 – Conheça a banca organizadora

A banca definida para o concurso CBM MG foi, assim como no certame anterior, a Fundep. Conhecida pelo nível médio das questões, a banca costuma equilibrar o grau de dificuldade de suas provas. O padrão das provas segue o cargo para o qual se destinam. Mas, no geral, costuma abordar, em Língua Portuguesa, 25% de Gramática Aplicada ao Texto, 30% de Gramática Normativa e 45% de Interpretação de Texto.

A dica é conhecer as características da banca, para tal o ideal é refazer diversos exercícios de provas anteriores.

3 – Plano de estudos

Crie um cronograma de estudos eficaz e otimizado! Existem diversas metodologias para se criar um plano de estudos. O ideal é que você encontre seu próprio método. Algumas perguntas podem ajudar na hora de criar seu cronograma, são elas:

Qual é o melhor horário e local para que você tenha total concentração? Quantas horas você está determinado a estudar? Qual é o número de matérias que você precisa estudar e quanto tempo resta até a data da prova?

Anote suas respostas e procure adaptá-las a sua rotina. A dica para facilitar a visualização das suas metas e horários é criar tabelas. Elas podem ser facilmente feitas no word ou, se preferir, em uma cartolina colada na parede.

4 – Escolha seu material de estudos

Na internet é possível encontrar uma grande quantidade de materiais para concursos públicos. Contudo, muitos deles estão desatualizados, o que certamente irá prejudicar sua preparação. O ideal é adquirir material de qualidade que esteja de acordo com o edital publicado.

A Nova Concursos possui excelentes materiais, eles são elaborados 100% focados no edital publicado, traz diversos exercícios e, ainda um conteúdo mais resumido com os tópicos mais importantes. Clique e confira a Apostila Bombeiros MG (CBM-MG) » aqui «

5 – Faça exercícios físicos

Não se esqueça que uma das fases de avaliação do concurso Bombeiros MG é o Teste de capacitação física (TCF), que será composto pelas seguintes etapas:

– Teste de Resistência Aeróbica;
– Teste de Força Muscular de Membros Superiores;
– Teste de Agilidade (Shutle-Run);
– Teste de Flexão Abdominal;
– Teste de Habilidade Natatória.

Agora que você já sabe como se preparar para o concurso Bombeiros MG, não perca mais tempo e intensifique sua preparação!

Bons estudos!

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso Bombeiros MG.

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

» Estude para o concurso Bombeiros MG (CBM-MG) + Curso Português (GRÁTIS) «

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: