Como acalmar um cão nervoso ou agitado? – Bichos

Cães podem desenvolver comportamentos de medo e apreensão. Como acalmar esses cães da forma correta é algo que confunde muitos tutores. É possível ajudar esse cãozinho a ficar mais tranquilo e perder o medo ou nervosismo.

Nesse artigo você aprende a ajudar cães com medos e nervosos. Como acalmar esse cão e como ajudá-lo a ter uma vida muito mais tranquila e sem nervosismo. Antes de tudo é preciso ter paciência e ficar tranquilo e não ficar nervoso, pois isso afeta nem como seu cão vai se sentir.

Identifique as causas

Os cães podem sentir medo de outros cães, ou de barulhos. Às vezes ficam nervosos com coisas pequenas e muitos tutores não sabem como acalmar seu peludo.  Primeiro descubra o que deixa ele apreensivo. O cão não tem medo ou fica nervoso o tempo todo.

Identifique as causas do nervosismo do seu cão. “ah, mas meu cão fica nervoso quando saímos para passear, ele não gosta de sair”, provavelmente não é sair que deixa o peludo nervoso. Provavelmente o que deixa seu amigo nervoso é um barulho, ou outros animais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cães ajudam crianças a aprender a ler e como as crianças ajudam os cães

Seja carinhoso da forma correta

É claro que ser carinhoso é legal, e os cães merecem muito carinho. Mas quando um cão fica nervoso ou com medo de algo e o tutor o coloca no colo para “proteger”.  Isso não vai acalmar seu peludo, mas vai incentiva-lo a ter mais medo daquilo.

Pois se você o está “protegendo” significa que existem motivos para ficar com medo da situação. Por isso não vá dando carinho como se fosse defender o cão. Faça um afago despretensioso quando ele ficar nervoso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados com castração dos cães

Mostre calma e brinque com ele. Ignore aquilo que ele tem medo e com o tempo ele vai conseguir ignorar o que ele tinha medo ou o deixava nervoso. Pois percebe que não existe razão para ter medo.

Exercícios

Atividade física é muito importante para os cães. Eles precisam caminhar, sair, sentir cheiros, esticar as pernas e se exercitar. Isso é essencial para a saúde física e mental dos cães. Por isso nada de pular passeios, ou deixar para depois.

Tenha uma rotina legal com muitos exercícios e vendo gente e outros animais. Tudo isso vai ajudar o peludo a ficar mas calmo e não ter tanto medo ou nervosismo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como exercitar seu cão em casa com dicas fáceis

Não medique o cão

Há quem dê calmamente para o cão quando ele fica nervoso ou agitado. Não faça isso! A menos que seja uma recomendação do veterinário você não deve medicar o seu cão. E mesmo assim, os cães não precisam de calmantes.

Eles precisam de uma rotina que tenha tudo o que eles precisam. Alimentação balanceada. E principalmente, um tutor com paciência para ensinar e socializar o seu amigo peludo. Nada de procurar soluções rápidas e momentâneas.

Recompense

Recompensar o cão no momento certo é a chave para muitas coisas. Como acalmar o cão com reforço positivo? Se ele ganha um petisco quando ouve uma sirene então aquilo não pode ser tão ruim.

Mas tem que ser feito do jeito certo. Nada de recompensar na hora que ele fica amedrontado ou agitado. A recompensa deve ser dada quando o cão está calmo junto a situação que o deixa nervoso ou agitado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados cotidianos com a higiene dos cães

Seja tranquilo

Se você perder a paciência coloca tudo a perder. Os cães são muito sensíveis às emoções humanas. Eles leem muito bem os humanos, principalmente as feições. Se você se irritar ele vai perceber e vai associar a situação a algo ruim.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como a castração pode ajudar a acalmar os cães

Então como acalmar o cão é o objetivo, você deve começar por estar calmo. Quanto mais disposição para a situação e tranquilo você estiver, melhor. Lembre-se que seu cão precisa de você e você deve dar o melhor de si para ele, assim como ele sempre dá o melhor dele.

O post Como acalmar um cão nervoso ou agitado? aparece primeiro no .

Créditos: R7

%d blogueiros gostam disto: