comissão de aprovados solicita mais nomeações – Outlet Estratégia Concursos

Polícia Federal tem déficit de 4 mil servidores

A Comissão de Aprovados no concurso da Polícia Federal realizado em 2018 está se mobilizando para garantir a nomeação de todos os habilitados no certame. A corporação conta hoje com 4.310 cargos vagos em toda a carreira.

Segundo ofício enviado à Câmara dos Deputados, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à imprensa especializada, os aprovados argumentam que a convocação de toda a lista não gerará aumento de despesa no orçamento da corporação, já que restariam 3.160 cargos vagos na carreira da PF.

Preparo dos aprovados

Na nota divulgada à imprensa, a comissão também destaca o alto nível de preparo dos aprovados no certame: cerca de 0,8% (1.185) dos 147.744 inscritos chegaram às fases finais do concurso.

As notas médias dos aprovados na edição de 2018 do certame também demonstra o bom nível dos candidatos: enquanto que os convocados para o curso de formação do concurso de 2012 contaram com uma nota média de 103,11 pontos, a média dos aprovados de 2018 é de 120,84 pontos.

Vacâncias na Polícia Federal

Segundo o último levantamento divulgado pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Federal de São Paulo (SINDPF-SP), a Polícia Federal tem 4.310 cargos vagos, distribuídos em toda a carreira:

  • Agente: 2414
  • Delegado: 675
  • Escrivão: 965
  • Papiloscopista: 129
  • Perito Criminal: 127

Além das vacâncias já verificadas, o que mais preocupa a Polícia Federal é a elevada taxa de evasão na carreira, além de requerimentos de aposentadorias: todos os anos, 200 a 300 policiais federais deixam a corporação.

Abaixo você confere um quadro geral da situação do efetivo da PF, com projeções do impacto das convocações do novo concurso:

Mesmo com o novo concurso, a situação na Polícia Federal permanece preocupante. Em declarações dadas em março de 2018, o então superintendente da Polícia Federal no Paraná e atual Diretor-Geral da PF, Marcelo Valeixo, ressaltou o déficit na corporação:

apostilas em pdf opção

“nosso efetivo hoje é menor do que há 10 anos, isso é extremamente preocupante”; “estamos com um quadro de requerimento de aposentadorias significativo, em média de 200 a 300 por ano”; “as atribuições, as responsabilidades aumentam, essas investigações de alta complexidade absorvem muito efetivo, então é um cenário que nos preocupa, não falo em médio prazo, (mas sim) em curto prazo”; “foi anunciado pelo atual Governo 500 vagas, de certa forma é um alívio, mas não resolve o problema”

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o caso. O Estratégia Concursos acompanha o caso para mantê-lo sempre informado.

Para notícias sobre o concurso da Polícia Federal, clique aqui

Ascom Estratégia
[email protected]

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Créditos:

Estratégia Concursos

Baixe o conteúdo completo!

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *