Castanha portuguesa ou pinhão: qual é mais saudável?

Essas duas delícias podem estar nas mesas de Natal e do Ano Novo. Veja os benefícios de cada uma e prepare suas receitas!

Por
Thaís Manarini

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6 dez 2018, 10h19

Uma comparação para você já se prepara para o Natal e as festas de fim de ano: pinhão versus castanha portuguesa. Mas o fato é que ambos os alimentos possuem características em comum.

A nutricionista Roseli Ueno, de São Paulo, cita, por exemplo, o alto teor de carboidratos de baixo índice glicêmico. “Eles fornecem energia de liberação lenta, tornando esses alimentos boas opções de lanche, inclusive no pré-treino”, conta. A dupla ainda apresenta gorduras monoinsaturadas, que não elevam o colesterol ruim (LDL), aquele que, em excesso, ameaça o coração.

Completando o combo do bem, vêm as fibras, capazes de prolongar a saciedade e estimular o funcionamento do intestino. Nesse quesito, o pinhão leva a melhor, com o dobro da quantidade.

Perceba, porém, que os dois são bem calóricos. “Por isso, apesar de nutricionalmente ricos, eles não devem ser consumidos em excesso”, avisa Roseli. Aliás, com moderação, dá para tirar proveito o ano inteiro. Veja abaixo uma comparação entre eles, nutriente por nutriente.

Comparação entre pinhão e castanha portuguesa

Os valores se referem a 100 gramas dos alimentos crus, o que corresponde a cerca de 10 unidades

Energia

Castanha – 214 cal
Pinhão – 282 cal

Gorduras

Pinhão – 1,3 g
Castanha – 2,1 g

Carboidratos

Castanha – 46 g
Pinhão – 62 g

Fibras

Pinhão – 17,1 g
Castanha – 8,2 g

Proteínas

Pinhão – 5,3 g
Castanha – 2,5 g

Ferro

Pinhão – 6,5 mg
Castanha – 1 mg

Placar SAÚDE

Pinhão 4 x Castanha 2

Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, de Sonia Tucunduva Philippi

Fonte: Revista Saúde

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