Bebeu todas, pegou o volante e mandou o carro levá-lo pra casa

Dormir ao volante é certeza de tragédia. Dormir ao volante bêbado é tragédia anunciada com agravantes de dolo. Mas, e se o motorista fizer isso em um carro com piloto automático, algo mais ou menos nessa linha de “carro sem motorista” que tanto se fala hoje em dia? Bom, isso aconteceu nesta semana, nos Estados Unidos, e o fim da história foi diferente do que se imaginava.

No último domingo (2), oficiais da California Highway Patrol perceberam um Tesla S movimentando-se pela Highway 101 avançando pela estrada calmamente… com o motorista dormindo profundamente ao volante! O motorista de 45 anos, Alexander Samek, residente em Los Altos, Califórnia, adormeceu por estar completamente embriagado.

Foto: Thomas Hawk / Visualhunt.com / CC BY-NC

Tecnicamente, o piloto automático desse modelo do Tesla não é tão “automático” assim: em pistas retas como o trecho em que estava na Highway 101, o automóvel avança sem problema, mas em determinados momentos será necessária a intervenção do motorista ao volante. Alexander Samek estava tão bêbado que “esqueceu” desse detalhe e “confiou” que o carro voltaria sozinho para a casa dele.

Como o motorista estava “apagado”, os patrulheiros californianos colocaram uma das viaturas à frente do Tesla e foram forçando a diminuição de velocidade até que ele estivesse devagar o suficiente para um dos oficiais pular dentro do carro e pará-lo por completo.

O interior do carro apreendido é similar a esse, do Tesla S

O interior do carro apreendido é similar a esse, do Tesla S

Foto: Visualhunt.com / CC BY-NC

Samek foi detido, pagará uma multa de US$ 1 mil e deve encarar seis meses de prisão pelo ocorrido. No Tribunal, a pena pode ser ainda maior por ele ter dormido ao volante.

Será que já está na hora de se começar a pensar em como as leis de trânsito serão adaptadas aos carros sem motorista? Não, não está “na hora”. Já passou dela. Os estudos já deveriam estar terminando.

Confira também: Sexo em automóvel aumentará com chegada do carro autônomo

Digital

Fonte: PORTAL TERRA – TECNOLOGIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *