Beach rugby é opção para se exercitar ao ar livre

Os esportes em areia são uma excelente opção para se exercitar ao ar livre. Apesar das modalidades mais tradicionais serem o frescobol e o vôlei, outras opções estão ganhando atenção no Brasil. É o caso do beach rugby.

Cada time deve conter cinco participantes. São jogados dois tempos de 5 minutos cada, com 2 minutos de intervalo entre eles. Ao contrário do rugby tradicional, em que são disputados dois tempos de 40 minutos cada na modalidade com 15 jogadores em cada equipe.

Facilidades

O beach rugby traz uma maior facilidade quando comparado ao rugby tradicional, já que pode ser praticado em espaços reduzidos. Os custos também são menores, uma vez que se utilizam menos equipamentos – chuteiras, protetores e afins não são necessários.

Além disso, o rugby melhora a capacidade física, principalmente em relação à maior eficiência cardiorrespiratória e aumento da força e resistência muscular. Vale lembrar que é um esporte que promove a disciplina, coordenação, raciocínio estratégico e lógico, além da interação social.

Cuidados necessários

apostilas em pdf opção

Dois tempos de 5 minutos são extremamente desgastantes. Isto porque a areia reduz a velocidade e aumenta a exigência física. Os choques também passam a ser mais constantes. E as fintas e dribles são afetados pela perda de mobilidade, uma vez que os pés afundam na areia.

Também cabe ressaltar a necessidade de um condicionamento físico adequado, além do descanso entre as partidas.

Por fim, um bom aquecimento, orientado e variando alongamentos e trabalhos de deslocamento, pode reduzir o risco de lesões, já que a instabilidade é um fator presente neste tipo de campo.

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *