Antecipar parto devido a festas de fim de ano traz riscos a bebê, alerta agência

Partos são eventos fisiológicos. No entanto, alguns motivos levam mães e médicos a agendar cesáreas. Há algumas circunstâncias muito específicas em que isso é indicado pela saúde de mãe ou bebê, como no caso de mães com vírus HIV. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou uma campanha alertando para os riscos da antecipação do parto com cesarianas agendadas desnecessárias.

Por Min C. Chiu/Shutterstock

Foto: Getty Images / Minha Vida

A campanha #AHoraDoBebê – Pelo direito de nascer no tempo certo foi lançada no mês de dezembro por um motivo especial: dados indicam que há redução de cesarianas no final de dezembro e aumento no período anterior ao Natal. Isso pode indicar que cesáreas são agendadas em função dos feriados (para evitar que os bebês nasçam nestas datas).

Segundo dados divulgados pela ANS, em 2017, a média de cesarianas na semana de 24 a 31 de dezembro foi 20% menor do que a média semanal do ano, enquanto a média entre 16 e 23 de dezembro foi 9% maior do que a média anual, o que indica agendamento dos partos que ocorreriam na semana entre Natal e Ano Novo.

Riscos de cesarianas agendadas desnecessariamente

De acordo com a Agência, bebês que nascem de cesariana são internados em UTI neonatal com mais frequência do que os outros, além de haver complicações respiratórias, já que o bebê pode nascer sem que seu pulmão esteja completamente maduro. Além disso, quando a operação ocorre sem indicação, o risco de morte materna também é maior.

“Se uma criança passou pelo trabalho de parto, foi porque o organismo materno sinalizou que estava na hora de nascer. Muitos hormônios e substâncias moderam o trabalho de parto e todos contribuem para terminar o amadurecimento orgânico do recém-nascido”, explicou a obstetra Renata de Camargo Menezes, especialista em medicina reprodutiva, em entrevista para o nosso tudo sobre parto cesariana. 

O obstetra Claudio Basbaum também escreveu um artigo sobre quais indicações de cesáreas são reais 

Minha Vida

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *