A oratória deve ser uma das prioridades profissionais

Olá, Speakers!

Chegamos em 2019 e, com ele, as muitas resoluções para cumprir. Nesta data, as pessoas costumam criar uma lista de prioridades com o que querem realizar no novo ciclo que se iniciou.

Você já pensou nas suas resoluções de ano novo? Fazer um curso de oratória está entre essas suas resoluções? Não? Pois, deveria estar! Neste texto, explico o porquê. Confira!

Melhorar o currículo para novas oportunidades de trabalho

Com o começo do ano, é comum as empresas abrirem mais vagas de trabalho. Com isso, os processos seletivos tendem a aumentar, incluindo todas as etapas, desde a análise curricular até a entrevista presencial.

Ao fazer um curso de oratória, você consegue se destacar nessas duas etapas dos processos seletivos para vagas de emprego: ao inserir um curso deste tipo em seu currículo, você sinaliza um enorme diferencial em relação aos outros candidatos; da mesma forma, todo o aprendizado que você adquire em um curso de oratória ajudará a ter uma performance muito melhor durante a entrevista presencial. Pense nisso!

Impulsionar a sua trajetória profissional

É também no começo do ano que as empresas criam novos postos de trabalho, aumentam departamentos, propõem novos projetos e metas. Por isso, as tão sonhadas “promoções” de trabalho, para quem já está inserido no mercado, costumam aparecer nesse período do ano.

Ao aprimorar a sua comunicação, você se prepara para assumir novas responsabilidades, já que, hoje, os líderes (sejam de empresas, de departamentos ou de projetos) são pessoas que têm boa oratória, que conseguem falar com os outros de um modo assertivo, interessante e eficaz.

Perder o medo de falar em público

Os dois tópicos dos quais já falamos mostram aspectos importantíssimos da oratória na vida profissional, não é mesmo? Ou seja: hoje, falar bem é um requisito para ser um profissional completo, seja qual for a área à qual nos dedicamos.

Por essa razão (e por outras), ter medo de falar em público é um grande empecilho, que impacta negativamente a vida profissional, como vimos até aqui, e também a vida pessoal.

O caminho mais eficaz para perder o medo de falar em público é se informando sobre o tema, conhecendo as técnicas básicas de oratória e as principais estratégias para ter uma boa comunicação.

Com um treinamento adequado, a segurança em relação ao que falar e como falar tende a aumentar consideravelmente, de modo que o medo de falar em público vai sendo vencido de pouco a pouco.

apostilas em pdf opção

Impulsionar a sua vida pessoal

Quando falamos em oratória, imediatamente pensamos no quanto essa habilidade impulsiona a trajetória profissional das pessoas. No entanto, saber expressar, de forma assertiva, nossas opiniões e argumentos também modifica a nossa vida pessoal.

Ao aprimorar as habilidades de comunicação, passamos a saber organizar melhor o raciocínio, lidamos de forma consciente e eficaz com nossa linguagem corporal, treinamos a capacidade de ouvir os demais com atenção… tudo isso (e muitas outras ações ligadas à boa oratória) nos preparam para as diversas situações de exposição de fala com as quais temos que lidar durante a nossa vida.

Seja uma conversa sobre um assunto complexo com a família, uma discussão sobre relacionamentos afetivos, negociações com vizinhos: ao investir em nossa comunicação, estaremos nos preparando para tudo isso.

Fazer melhores palestras, discursos e apresentações

As apresentações em público e palestras têm ganhado cada vez mais destaque. Por essa razão, profissionais de todas as áreas precisam conhecer as técnicas para fazer boas apresentações, representando sua empresa, equipe de trabalho ou marca da melhor forma possível.

Um curso de oratória, além de trabalhar as ferramentas necessárias para impulsionar a comunicação interpessoal, também aborda aspectos específicos para apresentações, discursos e palestras.

Esse tipo de situação de exposição de fala demanda um conhecimento particular, com ações que vão desde as etapas preparatórias (como elaboração de um roteiro) até à performance quando já estivermos em frente às pessoas da plateia.

 

Esses são cinco dos muitos motivos pelos quais fazer um curso de oratória DEVE estar entre as suas resoluções para 2019. Acredite: quem investe na própria comunicação abre muitas portas, na vida profissional e pessoal.

Conte com a The Speaker para cumprir essa resolução! Te esperamos! Feliz ano novo!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

The Speaker

Fonte: PORTAL TERRA

Download Estrategia Concursos PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *