A importância de fazer um detox de corpo e de mente

Em três dias num spa, nossa colunista passou momentos preciosos com a mãe, fez uma limpeza no organismo, eliminou 1,2 kg e um peso de stress incalculável!

Por
Cacá Filippini (colaboradora)

access_time

13 jul 2018, 17h04

Você certamente já ouviu falar muito em detox. A palavra virou moda de uns anos para cá – abreviando “detoxication” (desintoxicação, em inglês) – e muitas vezes está relacionada a um cardápio especial de alimentos que fazem uma limpeza no organismo.

Mas o que acontece, de fato, é que nem toda negatividade e toxinas chegam ao nosso corpo através da boca. Em tempos modernos, estamos constantemente nos intoxicando. Difícil acreditar? Responda a estas perguntas:

  1. Você acorda cansada?
  2. Sua cabeça está sempre cheia de pensamentos que roubam o seu foco?
  3. Não gosta do que faz profissionalmente?
  4. Reclama constantemente da vida?
  5. Tem dificuldades de ficar a sós consigo mesma?
  6. Ingere suas refeições no modo automático?
  7. Tem dificuldades para dormir?

Definitivamente, não dá para acreditar em purificação simplesmente bebendo suco verde se continuamos vivendo no caos das grandes cidades, emergidos em problemas, nos supérfluos, com relacionamentos superficiais e a um ponto de explodir em uma simples fechada no trânsito. Estamos no limite!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Mas a boa notícia é que existem soluções que vão desde uma quebra na rotina, como já disse aqui, a lugares que nos permitam um detox mais completo. São retiros, santuários e até mesmo, hotéis que recebem seus hóspedes em um ambiente afastado dos centros urbanos, em meio à natureza, em instalações agradáveis, onde os participantes consomem alimentos naturais e orgânicos, participam de workshops, procedimentos revigorantes e estabelecem uma rotina mais saudável. Opções cada vez mais diversificadas e acessíveis a diferentes bolsos estão disponíveis.

Quem me segue em minhas redes sociais sabe que tenho algo que me conecta com regiões mais frias, em especial, as serras. Daí, no início desse mês, logo que as férias escolares começaram, decidi tirar três dias de folga e levar minha mãe comigo para uma limpeza de corpo e alma. Nosso destino foi o Hotel & Spa Botanique, situado no Triangulo das Serras, a apenas 12 km de Campos do Jordão, a 13 km de Santo Antônio do Pinhal e na divisa com São Bento do Sapucaí – um lugar cheio de aconchego e de silêncio absoluto, integrado à natureza.

A recepção não existe fisicamente: todo o processo de check-in é feito por e-mail. É como se desde o momento que adentramos o portão até o último segundo não tenhamos que nos preocupar com as rotinas hoteleiras convencionais.

O cardápio simplificado tem o objetivo de fazer uma faxina no corpo e acompanha folhas cultivadas em caixotes espalhados na frente do prédio principal do hotel. O ritual de tomar café da manhã ou almoçar ficou ainda mais especial ao sentar na varanda com vista para o encontrto de três ricos vales fluviais, entre encostas e montanhas deslumbrantes no coração da Serra da Mantiqueira – a gente aproveitou cada mordida sem pressa para acabar.

Cacá Filippini durante café da manhã na Serra da Mantiqueira

 (arquivo pessoal/BOA FORMA)

Parte importante da vivência por lá foi a Jornada Botânica: aproximadamente quatro horas de relaxamento em uma experiência terapêutica com tratamentos selecionados para um bem-estar imediato e uma sensação de leveza e purificação. Começamos com a Flutuação no Sal (uma banheira que simula a experiência do banho no Mar Morto), seguido por uma esfoliação de ervas, ducha de água mineral, uma massagem que leva o nome do hotel e dura 80 minutos e que se encerra em uma sauna seca com vista para o vale.

Além dos momentos de dolce far niente, aproveitei atividades como luta, tênis, cavalgada e caminhada, além de um spa de águas.

Como parte do saldo positivo, incluo o tempo que passei com minha mãe (coisa que há muito não conseguíamos), fiz uma limpeza no organismo e eliminei 1,2 kg e um peso de stress incalculável! Voltei à rotina revigorada, mais produtiva e paciente.

Cacá Filippini com a mãe durante escapes num spa

 (arquivo pessoal/BOA FORMA)

Experimente novos #escapes, faça menos do mesmo e até a próxima semana!

https://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Fonte: Revista Boa Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *