10 cidades para conhecer o Brasil pela comida

Um país com dimensões continentais como o Brasil não poderia deixar de ter uma gastronomia rica. Extremos como Amazonas e Rio Grande do Sul apresentam pratos tão diversos que nem parecem fazer parte de um mesmo país. Conheça um roteiro de cidades que possuem uma forte identidade local, visível por meio da gastronomia:

Morretes/ Antonina/ Paranaguá

gastronomia-pratos típicos-Brasil

Barreado e frutos do mar servidos no restaurante Villa Morretes. Foto: Divulgação

A carne cozida em panela “barreada”, comida com farinha e banana, é um dos ícones paranaenses em termos de gastronomia. O barreado, servido em cidades históricas como Antonina, Morretes e Paranaguá, vez ou outra ainda acompanha uma sequência de frutos do mar. Para chegar as cidades também vale o passeio de trem ou percorrer a sinuosa Estrada da Graciosa.

> Receita incrível de barreado
> Veja onde comer de barreado a frutos do mar no litoral
> Quais são os pratos típicos do Paraná

***

Belém

gastronomia-pratos típicos-Brasil

Filhote servido no restaurante Remanso do Bosque. Foto: Diana Figueroa/Divulgação.

A capital do Pará foi eleita pela Unesco como a Cidade Criativa da Gastronomia. O Mercado Ver-O-Peso é uma das principais atrações, com suas frutas típicas, farinhas e peixes. Maniçoba (conhecida como feijoada paraense, feita com folhas da mandioca moídas e cozidas, acrescida de carnes), tacacá (caldo fino chamado tucupi, sobre o qual se colocam goma, camarão e jambu), pato no tucupi, caruru paraense (feito com quiabo e camarões secos). Esses são alguns dos pratos que conquistam turistas. Sem falar em frutas abundantes, como a manga e sobremesas como o mousse de cupuaçu.

***

Belo Horizonte

gastronomia-pratos típicos-

Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

O queijo e o pão de queijo são os preparos mais representativos da cidade e do estado. Mas Minas Gerais é mais do que isso (como se precisasse…). Há muitos clássicos da região que deixam qualquer um com água na boca. Que tal frango com quiabo, leitão à pururuca e tutu de feijão? O café mineiro também não pode ficar de fora. Estão presentes as referências africanas, indígenas e europeias.

> 5 queijos mineiros de leite cru imperdíveis
> Pão de queijo vendido em MG volta às origens e ganha versões com queijo artesanal
> Queijo mineiro ganha novos sabores e coleciona prêmios internacionais

***

Bento Gonçalves

gastronomia-pratos típicos-Brasil

Farto café colonial encontrado no Vale dos Vinhedos. Foto: instagram @valedosvinhedosoficial

Reúna vinhos e jantares típicos italianos. Essa é a equação gastronômica encontrada em Bento Gonçalves, que fica no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. São vinícolas, osterias e cantinas, com diversos tipos de massas. Isso sem falar no farto café colonial, com delícias como queijos, cuca, embutidos, grostoli (ou cueca virada). Contabilizando apenas vinícolas, a rota soma mais de 25.

 

>>> Conheça os sabores de Belém

***

Goiânia

gastronomia-pratos típicos-

Foto: Reprodução Flickr – iurikothe

Localizada em uma região de cerrado, conta com muitos frutos oriundos deste tipo de vegetação. Arroz com pequi, galinhada, angu de milho verde e a pamonha, considerada a melhor do Brasil, são algumas das iguarias espalhadas em diversos estabelecimentos da cidade.

***

Manaus

gastronomia-pratos típicos-

O tambaqui está presente em muitos cardápios.

Se você gosta muito de peixe, corra para a capital amazonense. O alimento é a base da cozinha local. Algumas espécies como pirarucu (chamado até de bacalhau da Amazônia), tambaqui e tucunaré integram os cardápios de restaurantes da cidade. O açaí se popularizou bastante também. Lá ele é consumido com farinha de tapioca. A culinária também é marcada pelo consumo de carne de tartaruga.

***

Porto Alegre

gastronomia-pratos típicos-

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo.

Quem gosta de carne certamente fez a ligação com Porto Alegre. Seu prato mais representativo é o churrasco, presente em muitos restaurantes da cidade. Outro ingrediente tradicional é o charque, que aparece em vários pratos, como o arroz de carreteiro. Se você quiser focar em apenas uma sobremesa, experimente o sagu com creme.

Como é feito um típico churrasco gaúcho
Os 5 restaurantes mais antigos de Porto Alegre e seus famosos pratos

***

Recife

gastronomia-pratos típicos-Brasil

Bolo de rolo, uma das sobremesas características. Foto: Rafa Medeiros/ Divulgação

Influenciada pela cultura indígena, africana e portuguesa, a culinária de Pernambuco se destaca por pratos salgados e sobremesas. O que falar do bolo de rolo, bolo Souza Leão (feito com mandioca e leite de coco) e cartola? No rol de pratos salgados, destaque para queijo coalho na brasa, a tapioca (salgada e doce), caldo de sururu (um molusco) e caldeirada (feita com peixe e frutos do mar).

***

Rio de Janeiro

gastronomia-pratos típicos-

Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

Cidade que mais recebe turistas no Brasil, a capital fluminense se destaca também por estabelecimentos premiados pelo Guia Michelin. A feijoada é o prato mais simbólico. Mas, outra herança, dessa vez portuguesa, se faz presente em muitos botecos: o bolinho de bacalhau. O picadinho também não faz feio. O biscoito Globo, que foi alvo de críticas (injustificadas) por parte dos americanos, faz parte da cultura carioca. Deguste-o com um mate gelado.

***

Salvador

gastronomia-pratos típicos-Brasil

Foto: reprodução Instagram @acarajedabaianadeilheus

Mesclando influências africanas e portuguesas, a cozinha baiana usa muito óleo de dendê, leite de coco, frutos do mar e pimenta. E o melhor, é possível achar até mesmo na rua (a comida de rua é forte por lá). Entre os pratos típicos, vale a pena experimentar o acarajé, vatapá, bobó de camarão e a tapioca (presente em quase todo o Nordeste).

VEJA TAMBÉM:

Créditos: Bom Gourmet – Gazeta do Povo

%d blogueiros gostam disto: