Stand Up – Modalidades para praticar SUP!

Olá!! Hoje o tema é Stand Up Paddle.

Você sabia que qualquer pessoa pode praticar stand up paddle?

Stand Up para qualquer idade em qualquer lugar!
Stand Up para qualquer idade em qualquer lugar!

Esse esporte aquático tem sua prática é liberada para praticamente todas as idades. Desde crianças de até idosos, desde que tenham condição física de nadar e subir na prancha.

Agora é escolher uma modalidade adequada e sair por aí remando.

Esse esporte é novíssimo se comparado aos outros que tem sido temas de  artigos do Blog.

Pela sua simplicidade, o SUP, como chamado por muitos,  tem despertado muito interesse em vários atletas, sendo inclusive versátil e um tanto democrático e por isso vale muito a pena apresenta-lo nesse espaço.

Vale lembrar que o Stand Up é além de um esporte, uma filosofia de vida. Remar uma prancha pode ser um momento de relaxamento e paz que vai ajudar você a colocar suas ideias e pensamentos no lugar.

Como praticar Stand up?

Para iniciar a praticar o SUP, basta ter uma prancha, um remo e um local com água suficiente para sua prática.

Lembre-se de levar também um protetor solar, porque em qualquer horário você vai precisar muito dele, tendo em vista que com certeza não haverá sombra.

Se tiver uma máquina à prova d’água, leve também. O visual é muito bonito. Se tiver um celular com capa à prova d’água, também pode tentar, mas acredito que o risco de mergulho é grande, principalmente se você está começando.

Ficar na prancha em pé com remo pode ser um desafio no começo, mas que uma vez dominado, traz para o praticante uma beleza e uma paz indescritível. Experimente!

Quais as modalidades de Stand up?

Esse esporte tem diferentes modalidades para sua prática. Por isso comentei sobre a sua diversidade. Veja algumas possibilidades:

Wave ou surf com remo

Nessa modalidade, o atleta vai “pegar” sua onda com uma prancha e um remo. Ela combina, segundo os especialistas, as modalidades de surf, clássico e moderno.

Race

Race - modalidade de competição entre pranchas.
Race – modalidade de competição entre pranchas.

Nessa modalidade, como diz o próprio nome, o atleta tem que se esforçar para acelerar suas remadas. É uma competição de corrida com o remo e pode ser praticada tanto em lagoa como no mar.

Freestyle

Essa modalidade é mais voltada para a realização de manobras com a prancha, sendo assim, diferente da race, o que vai ser avaliado aqui é a capacidade do atleta em performar com a mobilidade do corpo e o seu remo.

River Sup

Essa modalidade consiste em descer corredeiras com a prancha e o remo. É uma das mais novas modalidades que vem sendo praticadas no SUP, mas é cheia de adrenalina e emoção.

Muito praticada por atletas que já remam caiaques. Ela é indicada para remadores que já tem uma boa prática no esporte.

Cruising

Essa é a modalidade mais adotada pelos praticantes do Stand Up. Nela o objetivo é fazer remadas longas e em águas calmas. Normalmente essa é a modalidade dos iniciantes do SUP.

Cruising - Modalidade de remada em longa distância.
Cruising – Modalidade de remada em longa distância.

Nessa modalidade, muitas vezes, o atleta pode dar uma “carona” para alguém, pois a maioria das

pranchas dessa modalidade suporta um peso considerável.

Assim, além de uma modalidade esportiva, o Cruising pode ser uma oportunidade de lazer com a família.

Agora que as modalidades estão dominadas, é a hora de entender quais tipos de pranchas estão disponíveis para a prática do Stand Up.

Como escolher sua prancha de SUP?

Para escolher a prancha adequada, você deve primeiro pensa na modalidade que quer praticar e se possível peça a alguém que tenha aquele tipo de prancha para dar uma voltinha.

Outra dica, pode ser fazer algumas aulas de SUP para experimentar diferentes pranchas. Peça ajuda ao instrutor ele pode dar algumas dicas principalmente relacionadas com o peso do atleta. Atenção, pois esse tem que ser um dos fatores para definir que tipo de prancha comprar.

Prancha Race

Essa prancha é mais estreita e longa para facilitar o deslizamento mais rápido na água, favorecendo o atleta no atingimento de maiores velocidades. Seu material também é bem leve para garantir a agilidade do atleta, principalmente nas competições.

Prancha Touring ou Crusing

São pranchas desenvolvidas para aumentar a facilidade de remar e podem ser utilizadas em qualquer condição climática. Destinadas a longas distâncias, são ligeiramente mais largas e suportam peso adicional.

Prancha de Stand Uo All Rounder

Também conhecida como prancha de uso geral, esse tipo tem uma versatilidade maior, estando pronta tanto para uma remada rio abaixo, como permite que o atleta pegue algumas ondas. Essa flexibilidade pode ser uma vantagem na hora da escolha.

Prancha de Stand Up para corredeiras

corredeiras 2
Stand Up nas corredeiras. Adrenalina e emoção! Prepare-se

Para esse tipo de esporte, as pranchas infláveis atendem bem, tendo em vista a sua grande durabilidade. É bastante prática e tem um peso superior as pranchas normais de SUP.

A prancha inflável, vem com um equipamento completo para encher e manter a prancha, além do remo e de uma bolsa para alocar sua prancha quando estiver vazia.

Além da prancha, são indicados outros equipamentos de segurança, tais como capacetes e colete salva-vidas.

Prancha para Surf com remo (SUP Surf)

surf
Surf com Remo – Desafie-se nas ondas.

As pranchas de SUP Surf variam entre tamanhos e formatos, combinando com duas importantes características, que são o peso e a habilidade do atleta. Sendo que a regra é que quanto menor a prancha, mais manobrável ela será na onda, mas por outro lado, aumente sua instabilidade.

Assim é importante ajustar o tamanho a sua capacidade de surfar e sua remada. Vale pesquisar bastante antes de comprar sua prancha.

Stand Up é o esporte aquático que vai revolucionar sua vida.

Agora que você já conhece as modalidades que estão sendo praticadas e os tipos de pranchas disponíveis.

Remo na mão e agora é escolher sua modalildade para começar a praticar Stand Up paddle!

Um novo estilo de vida. Stand Up Paddle!
Um novo estilo de vida! Stand Up Paddle

Obrigada pela sua audiência. Se deseja conhecer mais sobre o tema de hoje, ou qualquer outro, deixe seu comentário e nós vamos escrever sobre ele, afinal esse espaço foi feito para você.

%d blogueiros gostam disto: