SAINDO DO COTIDIANO, POR QUE NÃO?

 

Também faz parte do Cotidiano sair dele de vez em quando. Todos nós sabemos o quanto é divertido mudar a rotina um pouco e tomarmos um caminho, diferente daquele que estamos acostumados.

E não é só no que se refere ao nosso caminhar todos os dias, não.
Falo de nós no mundo, onde somos personagens desse espetáculo que encenamos diariamente: a vida.

Certa vez, estava eu de férias do meu trabalho e resolvi acompanhar minha irmã, que procurava um emprego. Lá fomos nós para o centro da cidade e enquanto eu aguardava minha irmã preencher a ficha, o senhor que estava numa mesa diante de mim, perguntou se eu também estava ali procurando emprego. Eu disse que não, que estava de férias do meu trabalho. Ele então me perguntou se eu não gostaria de mudar de emprego e eu disse que não, que gostava do que fazia, embora não tivesse lá um salário tão alto. O homem tanto fez que, acabei saindo de lá com aquela cartinha para me apresentar como candidata a uma vaga de Secretária da Gerência de uma conhecida fábrica de cigarros, com a oferta de um salário duas vezes maior, além de outros benefícios que eu não possuía onde trabalhava. É claro, pesei todas as vantagens que teria e com muito jeitinho, pedi demissão do meu cargo de Correspondente na distribuidora de Revistas, onde meu trabalho era muito reconhecido. Lá fui eu exercitar a minha saída do Cotidiano e experimentar um novo caminho, um novo emprego e tudo que ele acrescentou à minha vida, ainda começando.

Outra história de saída do Cotidiano foi vivida pela minha irmã mais nova. Ela havia se separado fazia pouco tempo e, chegado o dia do seu aniversário, resolveu fazer uma coisa diferente do que cantar Parabéns, com bolo e velinhas. Ela pegou suas duas filhas pequenas e foi passar o dia em uma cidade vizinha. Passeavam pelo lugar que não conheciam ainda e eis que aconteceu o encontro com um homem que também havia se separado há pouco tempo e, por coincidência estava lá a negócios. Conversaram, entenderam-se e hoje passados mais de 25 anos, estão casados e se recordam dessa fase de suas vidas, com alegria.

Falei acima das coisas que acontecem quando a gente, sem nenhuma intenção, muda o rumo do dia e recebe surpresas de volta. Mas, nem todos têm momentos assim para recordar e nem por isso vão deixar de sair da rotina vez por outra.

Por exemplo, quando você vai para o trabalho ou para a escola, costuma ir sempre pelo mesmo caminho, pegando o mesmo ônibus ou metrô? Pois faça diferente, saia mais cedo e desenhe outro roteiro. Vai encontrar pessoas diferentes, pode até encontrar um amigo ou amiga que não vê há tempos.

Outra coisa muito boa: já pensou em mudar o seu visual? Cortar o cabelo, ou tingi-lo de uma cor diferente? Esse recurso é muito comum e muito notado, especialmente quando você costuma sair com amigos. Dá o que se diz, uma “repaginada”!

As formas de se sair do Cotidiano são tantas e podem ser tão divertidas e criativas que acho que todo mundo já fez isso um dia. Eu, quando morava em outra cidade e não estava mais querendo ficar por lá, mas não via naquela ocasião, muita chance de sair, resolvi mudar os móveis de lugar. A sensação é muito boa e a gente começa a andar dentro da mesma casa como se estivesse em outro lugar.

Nós somos feitos de pura energia e isso todo mundo sabe. Precisamos estar em movimento e você vai ver como sentimos uma onda de surpresas acontecerem, quando simplesmente resolvemos sair do cotidiano e mudar a rota de vez em quando.

%d blogueiros gostam disto: