Retomada dos concursos no Executivo Federal em 2019

Para alguns pode soar negativamente, entretanto, para outros esta é uma excelente notícia, pois confirma o que muitos especialistas vem dizendo: concursos vão continuar e serão milhares de vagas.

Segundo a informação do Ministério do Planejamento, novos concursos públicos para vagas no Executivo Federal deverão acontecer a partir de 2019. A afirmação partiu do assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, que falou sobre os planos do governo, de manter a força de trabalho estável.

Com isso o ano de 2018, será o ano da preparação, importante enfatizar que concursos de áreas “essenciais” como segurança, ou seja, PRF e PF, por exemplo, terão seus editais publicados. Não podemos nos esquecer dos concursos nas áreas fiscais como a Receita Federal que também terá edital publicado no próximo ano.

2018 terá concurso?

Assim como ocorreu no final de 2016, foi anunciado que não haveriam concursos públicos ou no máximo seriam pouquíssimas ofertas. Contudo, ficou evidente, e você como concurseiro(a) é prova disso, a oferta excedeu todos os prenúncios, e foram diversos tribunais com editais publicados, além de prefeituras, câmaras, polícia militar, polícia civil, entre outros. Outro fato positivo foi quanto as várias autorizações como ABIN, MPU etc. Sorte de quem está preparado(a)! Não é mesmo?

Por enquanto, 2018 não apresenta muita expectativa de concursos em âmbito federal, os motivos são diversos, um deles é o agravamento da crise econômica, que já fez com que a abertura de novos concursos do Executivo Federal fossem suspensos desde 2016.

Outro motivo, teria relação a um levantamento recente do governo que mostra que, até 2027, quase 40% dos servidores públicos do Executivo Federal, cerca de 216 mil trabalhadores, devem se aposentar. Com isso os novos certames seriam abertos com o aumento dos cargos vagos.

“O objetivo é manter a força de trabalho em um quantitativo próximo ao do ano atual. Então, não há dúvida que vai ter uma retomada de contratação nos próximos anos (…) Acho que em 2019 já é um cenário melhor”, disse Arnaldo Lima Junior.

Cursos Online para Concursos

Os números do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que o total de servidores no Brasil está um pouco acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais industrializados do mundo e alguns emergentes, como México, Chile, Coreia do Sul e Turquia.

Em 2017, no período entre o final de janeiro e o final de julho, o governo federal contratou 7.089 servidores a mais do que desligou. O número supera a expectativa de adesão a um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que já está em vigor.

Proposta de reestruturação de carreiras

Em agosto de 2017, o governo anunciou propostas de mudança nas carreiras dos funcionários públicos do Executivo Federal. A principal delas é a redução dos salários iniciais. Independente do cargo, qualquer carreira do Poder Executivo Federal teria a partir de agora um salário inicial limite de R$ 5 mil.

Com a proposta de reestruturação, que ainda tem de ser aprovada pelo Congresso Nacional, o governo pretende economizar cerca de R$ 70 bilhões em 10 anos.

Tempo para estudar!

A realidade é que todas as áreas voltarão a ter novos concursos abertos a partir de 2019.

Portanto a melhor estratégia no momento para os concurseiros é utilizar este tempo extra e intensificar a preparação, uma vez que a concorrência certamente será acirrada!

Bons estudos!

» Prepare-se com o Simulado Nova – Online! Mais de 500 mil questões de concursos e mais de 10 mil provas, além de ebooks gratuitos e muito mais! «

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: