Questões resolvidas de Raciocínio Lógico para o Concurso ABIN

AbinO Concurso ABIN está prestes a sair e nada melhor do que começar a estudar antes para garantir uma das 650 oportunidades que serão lançadas. Para ajudar quem já quer dar esse ponta pé inicial, o portal GN Concursos separou algumas questões do último certame. Confira:

Comece a se preparar agora >> Apostila Abin Preparatória com super DESCONTO!

RACIOCÍNIO LÓGICO

1 – Para cumprir as determinações do parágrafo único do artigo 3.º do Decreto n.º 4.553/2002 — que estabelece que toda autoridade responsável pelo trato de dados ou informações sigilosos, no âmbito da administração pública federal, deve providenciar para que o pessoal sob suas ordens conheça integralmente as medidas de segurança estabelecidas, zelando pelo seu fiel cumprimento —, o chefe de uma repartição que trabalha com material sigiloso fixou no mural de avisos a seguinte determinação: “no fim do expediente, cada servidor deve triturar todos os papéis usados como rascunho ou que não tenham mais serventia para o desenvolvimento dos trabalhos que esteja realizando ou que tenha realizado”.
Considerando as regras da lógica sentencial, julgue o item a seguir, a partir da proposição contida na determinação do chefe citado na situação apresentada acima.
A proposição “um papel é rascunho ou não tem mais serventia para o desenvolvimento dos trabalhos” é equivalente a “se um papel tem serventia para o desenvolvimento dos trabalhos, então é um rascunho”.

( ) Certo
( ) Errado

2 – Com relação aos princípios e técnicas de contagem, julgue o item subsequente.
Caso o chefe de um órgão de inteligência tenha de escolher 3 agentes entre os 7 disponíveis para viagens — um deles para coordenar a equipe, um para redigir o relatório de missão e um para fazer os levantamentos de informações —, o número de maneiras de que esse chefe dispõe para fazer suas escolhas é inferior a 200.

( ) Certo
( ) Errado

3 – Com relação aos princípios e técnicas de contagem, julgue o item subsequente.
Caso o servidor responsável pela guarda de processos de determinado órgão tenha de organizar, em uma estante com 5 prateleiras, 3 processos referentes a cidades da região Nordeste,3 da região Norte, 2 da região Sul, 2 da região Centro-Oeste e 1 da região Sudeste, de modo que processos de regiões distintas fiquem em prateleiras distintas, então esse servidor terá 17.280 maneiras distintas para organizar esses processos.

( ) Certo
( ) Errado

4 – Com relação aos princípios e técnicas de contagem, julgue o item subsequente.
Considere que seja possível chegar a uma pequena cidade por meio de carro, por um dos 5 ônibus ou por um dos 2 barcos disponíveis e que, dado o caráter sigiloso de uma operação a ser realizada nessa cidade, os agentes que participarão dessa operação devam chegar à referida cidade de maneira independente, em veículos distintos. Em face dessa situação,sabendo-se que o órgão de inteligência dispõe de apenas um carro e que os deslocamentos devem ocorrer no mesmo dia, é correto afirmar que o número de maneiras de o servidor responsável pela organização das viagens escolher os veículos para transporte de 3 agentes para essa missão é inferior a 50.

( ) Certo
( ) Errado

RESPOSTAS
1 – Certo
2 – Errado
3 – Certo
4 – Errado

 

CONCURSO ABIN 2017 – Estude com a Nova
Conheça o material preparatório para o concurso ABIN da Nova Concursos. Nós contamos com Apostila Abin impressa e a Apostila Digital Abin. Elas são comum para todos os cargos.

abin

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: