Questões Comentadas ENEM: Língua Portuguesa

Para você que se inscreveu no ENEM 2017, agora é hora de estudar. Sim…, é hora de focar nos estudos e não perder tempo. Saiba que você está a um passo de se tornar um futuro médico, engenheiro, professor, ou o que desejar…!

» Prepare-se para o ENEM 2017 com materiais de qualidade e ainda realize suas compras em até 10x SEM JUROS! «

Com intuito de auxiliar sua busca por conhecimento, vamos aqui disponibilizar algumas questões de provas anteriores com seus respectivos comentários.

A partir dos comentários você conseguirá entender melhor o porquê de cada resposta e assim facilitar seu entendimento acerca das questões. Então, vamos lá!

QUESTÃO 1

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)

a) fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.

b) competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.

c) refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.

d) caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.

e) uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.

COMENTÁRIO QUESTÃO 1

Gabarito “D”.  As práticas corporais promovem a fruição por meio do caráter lúdico presente em diversas atividades esportivas.

QUESTÃO 2

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo» «fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado. Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com. br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).

Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva

a) criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.

b) enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.

c) indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.

d) tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

e) demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas. 

» Prepare-se para o ENEM 2017 com materiais de qualidade e ainda realize suas compras em até 10x SEM JUROS! «

COMENTÁRIO QUESTÃO 2

Gabarito “D”. O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural inclui, não só o autor, como também o leitor hipotético do texto, induzindo-o a compartilhar as ideias veementemente defendidas.

QUESTÃO 3

enem 2017

CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011.

O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) a opressão das minorias sociais.

b) carência de recursos tecnológicos.

c) falta de liberdade de expressão.

d) defesa da qualificação profissional.

e) reação ao controle do pensamento coletivo. 

COMENTÁRIO QUESTÃO 3

Gabarito “E”. No cartum de Caulos, a maioria dos homens é caracterizada como bonecos de corda que se movimentam mecanicamente na mesma direção, exceto um deles que, sem a corda nas costas, toma seu próprio caminho.

Há mais de 8 anos no mercado, a Editora Nova, vem ajudando quem quer vencer a batalha de alcançar uma excelente nota no ENEM. Se você quer aumentar as suas chances e garantir sua vaga na universidade, conheça nossos materiais, acessando nosso site!

enem 2017

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: