Quantas horas devo estudar por dia para passar no concurso?

Uma das perguntas favoritas dos concurseiros: Quantas horas de estudo diário são necessárias para passar?

A resposta varia de acordo com a dificuldade do concurso. Por exemplo, concursos de nível técnico são mais fáceis de conseguir aprovação do que os de níveis superior.

Outro fator que determina o tempo necessário é a sua rotina diária. Muitos concurseiros trabalham, tem filhos e responsabilidades que simplesmente não podem ser ignoradas.

Desta forma é necessário encontrar, dentro da sua “agenda”, tempo hábil para se preparar.

Par ajudá-los, convocamos o Engenheiro e Professor de matemática na NOVA Concursos, Bruno Galelli Chieregatti, que falou sobre esta dúvida cruel dos concurseiros, com direito à ótimas dicas e orientações para resolver de uma vez por todas o problema.

Quanto tempo?

O professor reforça a afirmação de que o tempo de estudo diário varia de acordo com o concurso. A estimativa é que para concursos de nível médio, mínimo de 3 meses de preparo, já para os de nível superior, pelo menos 6 meses. De quebra, Bruno revela uma das técnicas que utilizou durante sua preparação:

“Toda aula que você ver a teoria, faça exercícios e procure fazer a maior quantidade de simulados possível da prova, ao menos 1 por semana, para determinar até uma ordem que você irá resolver as questões, isso otimiza o tempo de prova. ”

Dicas-para-administrar-o-tempo-no-ENEMÁrea de exatas

Como professor da área de exatas, Bruno explica que algumas pessoas possuem uma maior facilidade para os números e outras não. Com relação ao tempo de preparo, a orientação para essas duas situações é:

Em ambos os casos, deve haver uma prática semanal nos estudos. Quem tem facilidade termina mais rápido o estudo semanal e se dedica as outras matérias do concurso. Quem tem mais dificuldade deve finalizar as matérias com facilidade primeiro e partir para exatas depois.

Dicas

Por fim, o professor oferece excelentes dicas (exatas) para que você possa programar sua rotina de estudos tendo em vista o tempo necessário para realiza-la!

Procurar pessoas que já fizeram concurso para ter uma referência ou pensar em função do material que tem para estudar.

Por exemplo, a apostila do concurso que vou prestar tem 250 páginas. Se eu estudar 5 páginas por dia eu levo 50 dias para ver tudo, e isso são quase 2 meses!

Então é importante ver o quanto de material tem para estudar e dividir dentro do seu prazo de estudo.

Área de humanas

Nas disciplinas que exigem muita leitura, um aspecto a se levar em consideração ao estipular quantas horas de estudo são necessárias para passar no concurso, é a velocidade de leitura.

Algumas pessoas possuem uma leitura mais rápida, chegando a ler até 25 páginas por hora. Portanto, o tempo de estudo depende também da sua velocidade de leitura.

Importante lembrar que é necessário encontrar um equilíbrio no quesito velocidade de leitura, porque se você ler muito rápido corre o risco de não assimilar todo o conteúdo. Enquanto aqueles que levam mais tempo em cada página geralmente obtém uma fixação melhor. Logo encontre um ritmo de leitura que tenha qualidade e que não tome muito do seu tempo.

Sistema de progressão

primeiros-relogios-do-mundoUma boa técnica para otimizar sua rotina de estudos é começar aos poucos e aumentar gradativamente o tempo de estudo diário. Por exemplo:

Concurso anunciado – Se você não possui o hábito de estudar, um bom começo são duas a quatro horas por dia. Estude matérias que sejam mais fáceis para você, desta forma em alguns dias o ato de estudar não será mais tão difícil.

Data de publicação do edital – Nesta fase é preciso se programar. Crie um cronograma de estudos até o lançamento do edital. A sugestão aqui é de cinco ou seis horas de estudo diárias. Importante buscar informações sobre a banca organizadora, como características e provas anteriores. Enfoque nas matérias de maior dificuldade para você.

Edital publicado – Agora acabou a brincadeira! É tempo de dedicação total. Especialistas apontam que o ideal é estudar oito horas por dia, ou mais, se possível. Todo o material do edital é importe, portanto ele é o seu guia.

Dia da prova – É normal estar ansioso na véspera da prova, mas lembre-se de que não adianta passar a noite toda estudando. Pelo contrário, descanse bem na noite antes da prova, procure relaxar, comer coisas leves, ouvir boa música e se divertir um pouco. Desta forma sua prova será um sucesso!

Conclusão

TEMPOBusque conhecer seus próprios limites e defina quantas horas de estudo funcionam melhor para você.

Não force a barra. O cansaço irá desmotiva-lo.

Não existe fórmula infalível. Algumas pessoas podem passar com seis meses de estudo e outras com 4 anos. Uma série de fatores determina quem será aprovado ou não.

Faça a sua parte, dê o seu máximo e lembre-se que o tempo dedicado ao estudo não é tempo perdido e sim conteúdo assimilado.

Bons estudos!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: