Qual a melhor (e pior) época do ano para  procurar emprego?

Se você está em busca do seu empregos dos sonhos e pode se dar ao luxo de decidir quando começar a procurar, você precisa saber a forma mais eficiente de usar seu tempo. Porque, assim como muitas coisas na vida, quando falamos da busca de um novo emprego, estar no lugar certo, na hora certa, pode mudar tudo.

Poucas vagas – e poucos aplicantes

Dezembro é o típico mês do ano em que muitas empresas estão entrando em recesso e os funcionários estão propensos a se concentrar mais na festa de fim de ano do escritório do que considerar contratar um novo funcionário. Os números do site agregador de vagas Adzuna.com.br mostram que em 2016 dezembro foi o mês com o menor número de vagas anunciadas, por exemplo.

office party.jpg

Os dados da Adzuna também mostram que o número de pessoas procurando emprego perto do Natal cai muito. Um cenário um pouco complicado. A concorrência com certeza não vai ser tão grande, mas ao mesmo tempo o mercado não está oferecendo muitas vagas. O que fazer nesse caso? Simples! Ao invés de pesquisar por uma vaga todos os dias, crie um alerta de e-mail para a vaga que você procura. Assim você pode relaxar e aproveitar a temporada de férias, a menos que a oportunidade certa apareça.

Uma situação muito similar acontece entre os meses de junho e julho: com tantas pessoas aproveitando as férias escolares, a contratação inevitavelmente diminui. Então, não se sinta culpado por aproveitar o seu merecido descanso enquanto você busca pela oportunidade certa. Apenas espere a vaga dos sonhos aparecer em um dos seus alertas de email.

Ano Novo, Trabalho novo?

Janeiro, por outro lado, sempre chega com um forte aumento no número de pessoas procurando por um emprego (e entrando na academia) graças às diversas promessas feitas para o novo ano. E apesar de assumirmos que o número de vagas também cresce depois do ano novo, isso demora um pouco. As empresas vão pouco a pouco colocando as oportunidades no sistema.

goals 2017.jpg

Esse fato faz de fevereiro um dos melhores meses para procurar um novo emprego, já que o frenesi das promessas de ano novo já começa a diminuir e as vagas já estão no ar. Este ano, por exemplo, nós tivemos 15% mais vagas em fevereiro do que em janeiro.

Conheça o seu setor de atuação

O tipo de vaga que você está procurando e a indústria que você vai atuar podem ter um peso muito grande na sua chande de sucesso durante o ano.

Existe uma tendência, por exemplo, a uma alta de vagas para programas de estágio e trainee com o fim do calendário escolar, nos meses de dezembro/janeiro e junho/julho. Essa é uma via de duas mãos para os universitários e recém-formados. Ao mesmo tempo em que as empresas estão divulgando as vagas, o número de candidatos por vaga aumenta muito, acirrando a competição. Quem deseja uma chance maior de conseguir a vagas dos sonhos deve considerar começar a busca antes do período de pico. Essa largada inicial pode garantir uma boa vantagem na hora de conseguir uma colocação.

graduate.jpg

Enquanto isso, o número de oportunidades do setor público e social tendem a diminuir no final do ano fiscal, já que o budget destinado para o ano chegou ao fim. Esta, no entanto, é uma ótima oportunidade se você está procurando por vagas na área de contabilidade. Com todos esse balanços para serem fechados, vagas para contadores são normalmente abertas um pouco antes dessa época do ano.

Se você é um professor, você deve estar ciente que pouquíssimas vagas são abertas no começo do ano acadêmico, entre fevereiro e março. Seguindo a mesma tendência citada anterior, a época de Natal também não é muito positiva para buscar uma nova colocação. Nossa dica aqui é começar antes, bem antes. Se você pensa em começar a trabalhar no início do ano letivo, inicia a procura em outubro, antes das provas finais que normalmente acontecem em novembro.

Esses são apenas alguns exemplos de como cada indústria pode reagir de forma diferente durante os meses do ano. Independente do setor que você faz parte, garanta que você tem conhecimento do seu ciclo anual. Esse conhecimento vai te ajudar a otimizar como você gasta seu tempo enquanto busca por um emprego.

Algumas dicas finais

  • Aproveite o “mais do mesmo” – O melhor momento para procurar emprego são aqueles meses sem nenhum grande evento ou marco, os meses “mais do mesmo”. Sendo assim, aproveite os meses de Fevereiro, Março, Setembro e Outubro para se antecipar no processo.

  • Melhore suas habilidades – Durante os meses de “folga” aproveite para melhorar suas habilidades e chegar com um currículo ainda mais atrativo para o processo seletivo.

  • Dê o primeiro passo – Talvez não seja a vaga dos seus sonhos, mas procurar uma experiência temporária pode te dar uma vantagem adicional. Empresas do varejo normalmente abrem uma quantidade absurda de vagas durante a época das festas de final de ano e na páscoa, por exemplo. Essa oportunidade pode te dar a experiência que faltava na hora de conseguir um trabalho efetivo.

E o mais importante – Pare com as desculpas esfarrapadas. Não existe um tempo perfeito e exato, e nunca é cedo ou tarde demais para começar a busca. Então, arrume o seu currículo, separe o terno e a gravata e comece a procurar pelo seu próximo trabalho ainda hoje!

Veronica Cortizo

Veronica Cortizo é bacharel em marketing e gerente regional do site Adzuna para o Brasil. Para mais informações, entre em contato e-mail: veronica@adzuna.com +44 079384855533 (Londres, Inglaterra).

Veronica Cortizo

Veronica Cortizo

Veronica Cortizo é bacharel em marketing e gerente regional do site Adzuna para o Brasil. Para mais informações, entre em contato e-mail: veronica@adzuna.com +44 079384855533 (Londres, Inglaterra).

%d blogueiros gostam disto: