Qual é a relação entre os cursos de MBA e os cargos de chefia?

Continuar os estudos com uma especialização ou pós-graduação é importante para quem deseja subir na carreira, especialmente se almeja cargos de chefia. Nesse caso, cursos de MBA (Master in Business Administration) costumam ser alternativas interessantes para o alcance desse objetivo, já que são voltados justamente para gestores e profissionais que desejam melhorar seus conhecimentos de liderança.

Todavia, muita gente se questiona sobre como o conteúdo de um MBA pode realmente ajudar. Ou, especificamente, como as matérias aprendidas podem colaborar nas tarefas cotidianas desempenhadas por um líder. Para responder a esse questionamento, separamos alguns dos temas frequentemente abordados em cursos de MBA e como eles se conectam com o dia a dia dos gestores, independentemente da área de atuação. Confira!

Capacidade de gestão de pessoas

Durante um MBA, a capacidade de gestão de pessoas é constantemente abordada. É vital para o sucesso de qualquer gestor saber conduzir equipes visando o alcance de metas da empresa, enquanto gerencia necessidades e particularidades de cada colaborador individualmente. Pessoas movimentam os processos organizacionais, portanto, saber gerenciá-las corretamente costuma ser um dos principais atributos exigidos de qualquer líder.

Para isso, costuma-se estudar:

  • cases de sucesso envolvendo equipes e líderes;
  • diferentes cenários de trabalho e como as equipes interagem neles;
  • análises de situações em grupo, como épocas de pressão, e como colaboradores podem se comportar nelas;
  • perfis comportamentais de profissionais, com destaque para a forma de um líder trabalhar com eles;
  • instrumentos que ajudam o gestor a melhorar seu relacionamento com seus liderados, como programas de feedback.

Conhecimentos sobre o desenvolvimento de projetos

Cursos de MBA costumam trazer em seu conteúdo programático temas voltados ao desenvolvimento de projetos, para que seus alunos possam gerenciá-los adequadamente. Isso é importante, pois as empresas têm o hábito de desenvolver ações e programas com períodos determinados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Estes geralmente requerem visão diferenciada das atividades rotineiras da organização, exigindo habilidades que nem todos os gestores possuem.

Dessa forma, mesmo que a área de atuação escolhida não seja de projetos, o aluno estará capacitado a colaborar nesse campo caso seja requisitado a contribuir com algum novo programa dentro da empresa.

Visão estratégica

Visão estratégica é uma habilidade fundamental para todo profissional que deseja se tornar um bom líder, pois permite tomar decisões mais acertadas dentro da organização. Para isso, é importante desenvolver capacidades de observação do mercado, de análises de ferramentas e de relatórios gerenciais, de acompanhamento de tendências, entre outros pontos.

Um bom curso de MBA trabalha conteúdos que ajudam o profissional a adquirir tais habilidades, para que sejam empregadas de forma prática em seu cotidiano. Professores renomados também costumam compartilhar técnicas de avaliação e de tomada de decisões baseadas em suas experiências profissionais, auxiliando e contribuindo para que os alunos consigam ampliar suas capacidades de análises estratégicas.

Marketing pessoal e desenvolvimento profissional

Além de saber gerenciar pessoas, um bom gestor deve ser capaz de trabalhar sua própria carreira e desempenho, de modo que seja reconhecido e valorizado dentro da empresa e consiga evoluir profissionalmente e obter postos de trabalho mais elevados.

Para tanto, todo líder precisa saber investir em seu marketing pessoal e conseguir estabelecer relacionamentos profissionais saudáveis e benéficos para as duas partes. Caso contrário, suas ações podem não receber a devida valorização, por mais efetivas que sejam.

Nesse sentido, os cursos de MBA que tenham assuntos de marketing profissional auxiliam os líderes a mostrarem seus resultados de forma mais eficaz, ajudando-os a conseguir o devido reconhecimento.

Vale destacar que a troca de informações e experiências ocorridas entre professores e alunos também contribui muito para o aprendizado, pois, com frequência, alguns dos participantes já ocupam cargos de liderança ou são profissionais com boa bagagem na área. Aliás, isso configura uma oportunidade para o aluno ampliar sua rede de contatos (network), podendo conseguir uma boa recolocação profissional com a ajuda dos colegas.

Resolução de conflitos e capacidade de negociação

Um dos temas que mais contribuem para o desenvolvimento de líderes envolve a resolução de conflitos e a capacidade de negociação. Isso porque são exigidas dos gestores algumas habilidades que permitam gerenciar desde pequenos problemas entre colaboradores até questões maiores, envolvendo a própria empresa. Para tanto, possuir habilidades de negociação e intermediação efetiva de conflitos é tão importante que se torna um diferencial até mesmo na hora da contratação.

Profissionais que consigam trabalhar bem conciliando interesses podem se destacar sendo, portanto, valorizados para cargos de liderança, sobretudo em áreas em que situações de conflitos trabalhistas ocorrem em maior intensidade. Por exemplo, nos setores em que negociações salariais e de benefícios costumam causar greves, parada de atividades e até atitudes mais enérgicas envolvendo trabalhadores, sindicatos e empresa.

O que levar em consideração na hora de escolher um dos vários cursos de MBA disponíveis

Além de verificar como o conteúdo programático de um curso de MBA pode contribuir no desempenho de suas funções, é importante avaliar outros aspectos, tais como:

  • a reputação do curso pretendido e da entidade que o oferece;
  • o tempo de duração e período das aulas, para que você possa realizá-lo sem tantos problemas na hora de conciliar trabalho, família e outras atividades;
  • o currículo dos professores, pois profissionais renomados e experientes podem impactar significativamente na qualidade do MBA e até mesmo ajudar a melhorar a reputação do curso;
  • se o MBA não possui exigências que você não atende, pois alguns pedem tempo de atuação em cargos de liderança e até limite mínimo de idade;

É indicado pesquisar também outros alunos que tenham feito o curso para ouvir o que têm a dizer sobre ele, de modo que sua escolha seja mais acertada.

Fazer um curso de MBA pode aumentar suas chances de obter uma promoção, além, é claro, de elevar seus conhecimentos para se tornar um bom gestor dentro da sua área de atuação. Dessa forma, você estará capacitado justamente naquela que é uma das características mais procuradas pelas empresas: liderança.

Ficou com alguma dúvida sobre como cursos de MBA podem contribuir com a sua carreira? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! 

Cadastre seu Currículo

Créditos: Portal Educação

%d blogueiros gostam disto: