Processo Seletivo IFBA (Cursos Técnicos)

Seguem abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Trata-se de excelente oportunidade para aqueles que buscam crescimento profissional!

São oferecidas 2.545 vagas em cursos técnicos em diversas áreas de formação para estudantes que concluíram ou concluirão o ensino fundamental até a data da matrícula.

»Compre a Apostila do Concurso IFBA (Cursos Técnicos) e parcele o pagamento SEM JUROS

Se você se interessou pela oportunidade, saiba o que é preciso estudar para garantir uma das vagas!

Como fazer a inscrição?

As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto de 2017.

Para se inscrever, basta acessar o site do  IFBA. O valor da taxa de participação é de R$ 35,00 com concessão de isenção a candidatos que cursaram os cinco últimos anos do ensino fundamental em escola pública.

Como será a Prova?

A seleção será por meio de prova objetiva, prevista para o dia 22 de outubro de 2017.

A avaliação será feita na escala de zero a 100. Serão corrigidas as redações dos candidatos que conquistarem um número superior à nove acertos na prova objetiva.

A prova será composta por 36 questões, conheça o conteúdo programático da prova e comece a estudar agora!

O que cai na Prova?

Língua Portuguesa: Compreensão e Análise: compreensão e análise de textos literários em prosa e em verso de autores brasileiros: crônica, contos e poemas; de textos informativos de publicações atuais; Conhecimentos Linguísticos: linguagem: sinonímia e antonímia; denotação e conotação; figuras de linguagem; som, fonema e letras; sílaba: divisão e classificação; acentuação e crase; estrutura e formação das palavras; morfossintaxe: classes de palavras e suas respectivas funções sintáticas na oração; frase, oração e período; os termos da oração; tipos de sujeito e de predicado; predicação verbal; período composto por coordenação; período composto por subordinação. colocação de pronomes oblíquos; concordância nominal e verbal; pontuação; ortografia. Redação: a redação versará sobre tema relacionado com os textos incluídos na prova: texto literário e/ou informativo.

Matemática: Conjuntos Numéricos: conjunto dos números reais: reta real, subconjuntos, operações, propriedades, expressões numéricas, radicais (propriedades, operações e racionalização de denominadores). Divisores e Múltiplos: divisibilidade; números primos; decomposição em fatores primos; divisores de um número; máximo divisor comum; múltiplos de um número; mínimo múltiplo comum. Sistemas de Medida: sistema métrico decimal: comprimento, área, volume, massa, capacidade; sistema não decimal: tempo e ângulos. Razão e Proporções: razão entre duas grandezas; razões inversas; proporção: propriedades. Grandezas Proporcionais: grandezas diretamente e inversamente proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem. Equações e Inequações do 1° Grau: equação do 1° grau; inequação do 1° grau; sistema de equações do 1° grau; problemas do 1° grau. Cálculo Algébrico: Valor numérico de uma expressão algébrica; polinômios: operações, m.m.c. e m.d.c.; produtos notáveis; fatoração e simplificação de expressões algébricas; frações algébricas: operações. Equação do 2° Grau: equação do 2° grau; relação entre os coeficientes e as raízes da equação do 2° grau; equações fracionárias redutíveis ao 2° grau; equações biquadradas; equações irracionais. Funções: função: conceito, conjunto domínio, conjunto imagem e representação gráfica; função do 1º grau: conceito, representação gráfica e raiz; função do 2º grau: conceito, representação gráfica e raízes. Estatística: médias aritmética e ponderada; gráficos: barras, segmentos e setores. Geometria: elementos fundamentais da Geometria: ponto, reta e plano; retas paralelas e concorrentes: Ângulos: medidas, classificação, complemento, suplemento e replemento. Paralelismo: paralelas interceptadas por uma transversal; ângulos formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal; Propriedades Polígonos: conceito, elementos, classificação, convexidade, ângulos de um polígono e nomenclatura; número de diagonais; soma dos ângulos internos e externos de um polígono regular. Triângulo: definição, elementos, classificação e congruência; relação entre lados e ângulos; teorema de Thales e suas consequências; semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo. Quadriláteros: definição, classificação e propriedades. Circunferência e Círculo: Conceito e elementos; medida de arcos e ângulos; relações métricas na circunferência; polígonos inscritos e circunscritos na circunferência (lados e apótemas de polígonos regulares). Área e Perímetro de Figuras Planas: triângulos, quadriláteros, polígonos regulares e círculos.

História: O Brasil no contexto da expansão marítima europeia do século XV; conquista e colonização portuguesa: estrutura administrativa, política econômica e social; a fundação da cidade de Salvador; os movimentos de contestação metropolitana: Inconfidência Mineira e Baiana; o processo de independência; I e II reinados; A Bahia no Império; A República brasileira: da República Velha ao governo neoliberal.

Geografia: Brasil na Regionalização Mundial: países centrais e periféricos; continente americano; Mercosul; o espaço geográfico brasileiro; Industrialização Brasileira: da colonização aos dias atuais; estrutura industrial brasileira; distribuição espacial brasileira; produção de energia para a indústria; especialização da indústria brasileira; O Meio Urbano: a divisão do trabalho na cidade e no campo; a urbanização e a industrialização; rede urbana; megalópoles; crescimento urbano brasileiro; Meio Rural: as novas relações cidade x campo; a modernização do setor agrícola; atividade rural e fome; estrutura fundiária brasileira; reforma agrária; População: formação da população brasileira; estrutura da população; movimentos migratórios; a população economicamente ativa (PEA) e distribuição de renda no Brasil. Comércio, Transporte e Comunicações: indústria moderna e desenvolvimento do setor terciário; relações comerciais internacionais; evolução dos transportes; evolução da comunicação; Elementos da Natureza: elementos e fatores do clima; hidrografia; estrutura geológica e relevo; solo; vegetação; Globalização e Desenvolvimento: as grandes alianças militares; o mundo dividido em dois blocos; o desenvolvimento tecnológico; transformações econômicas; a ordem mundial e a soberania dos estados.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso IFBA

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

»Compre a Apostila do Concurso IFBA (Cursos Técnicos) e parcele o pagamento SEM JUROS

Concurso IFBA (Cursos Técnicos)

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: