Prefeitura de Rio Branco – AC

prefeitura de rio brancoA Prefeitura de Rio Branco, no Acre, abriu concurso com 299 vagas para a área da educação. Se você vai participar dos testes, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

>>Compre já a sua Apostila Prefeitura de Rio Branco e ganhe DESCONTO no pagamento à vista

Conteúdo programático comum à todos os cargos

Língua Portuguesa: Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

Ética e Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e alterações posteriores. Resolução nº 04, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Políticas Públicas da Educação Básica. Estatuto da criança e do adolescente.

Conhecimentos Pedagógicos (somente cargos de Professor): A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política, social e educacional. Teorias da aprendizagem. Estratégias de aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Políticas públicas Inclusivas de educação. Currículo: concepções, elaboração, prática, transdisciplinaridade e transversalidade. Relação escola-família e escola-cultura. Integração docente e discente. Modalidades de gestão. Cotidiano da escola: conselho de classe, reuniões pedagógicas, treinamento, planejamento, avaliação e acompanhamento. Educar e cuidar. A construção coletiva do projeto políticopedagógico. Erro construtivo Aprender a aprender. Educação e cultura afro-brasileira. Princípios éticos profissionais. Tecnologias na educação. Aprendizagem Significativa. Recursos didáticos em favor da aprendizagem. Avaliação da aprendizagem como instrumento norteador do planejamento e das intervenções pedagógicas ajustadas as necessidades de aprendizagem dos alunos. O registro feito pelo professor como recurso privilegiado para reflexão e planejamento da prática pedagógica.

Informática Básica (somente alguns cargos): Noções de sistema operacional (ambientes Windows). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office). Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet, extranet. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome). Programas de correio eletrônico (Microsoft Office Outlook, Mozilla Thunderbird). Sítios de busca e pesquisa na Internet. Redes sociais. Computação na nuvem (cloud computing). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). Procedimentos de backup. Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias. Confira no edital

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Rio Branco – AC

Critérios de desempate

– Maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos;
– Maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;
– Maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Pedagógicos (somente Professores);
– Maior número de pontos na Prova Objetiva, disciplina Informática Básica (somente Nutricionista)
– Persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila prefeitura de rio branco

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: