Prefeitura de Pelotas – RS

concurso-prefeitura-de-pelotasSaiu o edital para o concurso Prefeitura de Pelotas – RS. Foram abertas 331 vagas com oportunidades para todos os níveis de escolaridades. Se você vai participar das seleções, veja aqui o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

>> Compre aqui a sua Apostila Prefeitura de Pelotas – RS e ganhe DESCONTO no pagamento à vista

Matérias comuns aos cargos de nível fundamental

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos. Interpretação: compreensão global do texto, ideias centrais e secundárias, inferências e função de elementos coesivos; Significação das palavras e expressões no texto; Substituição de palavras e expressões no texto; Estruturação do texto e dos parágrafos; Variedades de texto e de linguagem. Sintaxe: Frase, período e oração; Discurso direto e indireto; Pontuação e concordância; Funções e classes de palavras. Morfologia: Classes de palavras (emprego); Funções das classes de palavras; Ortografia: Sistema oficial vigente; Relações entre fonemas e letras.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Matéria comum aos cargos de nível médio e superior:

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica no sistema oficial vigente (Novo Acordo Ortográfico). Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e suas conversões. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação (somente nível médio): Lei Orgânica da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e Legislação Municipal: Lei que dispõe sobre o regime jurídico.

Legislação (somente nível superior): Lei Orgânica da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e Legislação Municipal: Lei que dispõe sobre o regime jurídico + Constituição Federal/88: Dos Princípios Fundamentais – Art. 1º ao 4º. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5º a 17. Organização do Estado – Art. 18 e 19; Art. 29 a 31; Art. 34 a 41. Da Organização dos Poderes – Art. 44 a 69 Dos Princípios Fundamentais – Art. 1º ao 4º. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5º a 17. Organização do Estado – Art. 18 e 19; Art. 29 a 31; Art. 34 a 41. Da Organização dos Poderes – Art. 44 a 69.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Para baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Pelotas – RS

Critérios de desempate

Em caso de empate na classificação dos candidatos, serão observados, sucessivamente, os seguintes critérios:
– Idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição nestes Concursos
– Maior pontuação na área de Conhecimentos Específicos.
– Maior pontuação na área de Língua Portuguesa.
– Maior pontuação na área de Legislação.
– Sorteio pela Loteria Federal, se o empate persistir, de acordo com o que segue:

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila PREFEITURA DE PELOTAS

 

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: