O que cai na prova: Prefeitura de Irituia

 

O que cai na prova Prefeitura de IrituiaO Concurso Prefeitura de Irituia – PA que irá selecionar diversos profissionais aplicará as provas objetivas no dia 22 de janeiro e para te ajudar nos estudos, confira “O que cai na prova: Prefeitura de Irituia – PA”!

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NIVEL ALFABETIZADO
– LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CANDIDATOS): Leitura e interpretação de pequenos textos. Escrita de palavras: emprego de letras maiúsculas. Separação em sílabas. Gênero masculino e feminino. Ordem alfabética. Formação do plural aos substantivos terminados em vogal. Fonética: letra e fonema.

– MATEMÁTICA (COMUM A TODOS OS CANDIDATOS): Noções de tempo: ano, mês, semana, dia, hora. Noções de posição, forma e tamanho. Identificação de cores, formas, tamanhos, posições, quantidades e quantias. Resolução de situações problema envolvendo adição, subtração, dobro e metade de números naturais. Adição e subtração com quantias, apresentadas em forma de cédulas e moedas. Raciocínio lógico do cotidiano do servidor de nível alfabetizado.

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO
– LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Leitura e compreensão de textos. Fonética: letra e fonema. Sílaba: classificação das palavras quanto ao número de sílabas e à posição da sílaba tônica. Encontros vocálicos. Dígrafo e encontro consonantal. Ortografia. Uso de maiúsculas e minúsculas. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Aumentativo e diminutivo de palavras. Emprego e flexão de substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, numerais. Verbos regulares: tempos do indicativo. Advérbios. Pontuação: vírgula, ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação. Concordância do artigo com o substantivo e do adjetivo com o substantivo; concordância do verbo com o sujeito (casos simples). Significação das palavras: sinônimos e antônimos.

– MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS): Identificação de unidades de medidas de tempo (anos, mês, dia, hora, minuto e segundo), de massa e de comprimento. Resolução de situações problema com números naturais, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão e fracionamento. Reconhecimentos de cédulas e moedas e situações problema com quantias. Tratamento da informação: Identificação de placas de sinalização. Interpretação de situações simples, apresentadas na forma de tabela ou gráfico. Raciocínio lógico compatível com o nível fundamental incompleto.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO
– LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Leitura e interpretação de textos. Gêneros e tipos de texto. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo da crase. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras, flexão e emprego. Sintaxe: frase e oração; termos da oração. Concordância nominal. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, conotação e denotação, figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. Fonética: letra e fonema. Pontuação.

– MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS): Situações problema, envolvendo operações com números inteiros, frações e números decimais. Razão, proporção, regra de três simples e porcentagem. Situações problema, envolvendo equações e sistema de equações do 1º e 2º Graus. Situações problema, envolvendo cálculo de perímetro e área das principais figuras planas, com suas respectivas unidades de medida. Tratamento da informação: interpretação de situações apresentadas na forma de tabela ou gráfico. Problemas simples de contagem e de raciocínio lógico, compatíveis com o nível fundamental completo.

NÍVEL MÉDIO E NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO
– LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Leitura e interpretação de textos. Gêneros e tipos de texto. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo da crase. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras, flexão e emprego. Sintaxe da oração e do Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, conotação e denotação, figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. Pontuação. Redação oficial: estrutura e organização de documentos oficiais (requerimento, carta, certidão, atestado, declaração, ofício, memorando, ata de reunião, relatório, etc.); expressões de tratamento.

– MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS): Situações problema, envolvendo equações e sistema de equações do 1º e 2º graus. Matemática comercial e financeira: razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples. Situações problema, envolvendo cálculo de perímetro e área das principais figuras planas com suas respectivas unidades de medida. Tratamento da informação: interpretação de situações apresentadas na forma de tabela ou gráfico. Problemas simples de contagem e de raciocínio lógico, compatíveis com o nível médio.

– NOÇÕES DE INFORMÁTICA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Conceitos básicos de ambiente Windows e suas funcionalidades: ícones, atalhos de teclado, janelas, arquivos, pastas, programas, impressão, Word e Excel. Conceitos básicos de Internet e utilização de ferramentas de navegação: browsers, Internet Explorer, correio eletrônico e busca e pesquisa na internet. Noções de serviços: Internet e Intranet. Conceitos básicos de tarefas e procedimentos de informática: organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

NÍVEL SUPERIOR
– LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS): Análise de texto: compreensão e interpretação, estrutura e vocabulário. Gêneros e tipos de textos. Coerência e coesão textual. O sistema ortográfico do português: emprego de letras; acentuação gráfica e sinais diacríticos. Emprego do pronome pessoal (Reto, Oblíquo e Pronome de Tratamento), do pronome possessivo, do pronome indefinido, do pronome demonstrativo e do pronome relativo. Elementos mórficos do verbo e do nome; processos de formação de palavras. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal. Valores da coordenação e da subordinação. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Aspectos semânticos: adequação vocabular, denotação, conotação, polissemia e ambiguidade. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Estilística: figuras sintáticas, semânticas e fonológicas. Níveis de língua e funções da linguagem.

– NOÇÕES DE MEIO AMBIENTE (COMUM A TODOS OS CARGOS): Noções de Ecologia e poluição ambiental. Noções básicas de legislação ambiental: Federal e Estadual. Política Nacional de Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente. Licenciamento Ambiental. Política Nacional de Recursos Hídricos. Planejamento e gestão de recursos hídricos. Política Nacional de Educação Ambiental. Política de Meio Ambiente do Estado do Pará. Lei de Crimes Ambientais. Gestão e Auditoria ambiental. Fundamentos do desenvolvimento sustentável.

– ATUALIDADES (EXCETO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR): Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia, e suas vinculações históricas.

– LEGISLAÇÃO (SOMENTE PARA OS CARGOS DE PROFESSOR): Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Constituição Federal, artigo 208 – Capítulo da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Título I – Da Educação, Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar, Título IV – Da Organização da Educação Nacional; Título V – Capítulo I – Da Composição dos Níveis Escolares, Título V – capítulo II seção II – Da Educação Infantil; Capítulo V – Titulo VI – Dos Profissionais da Educação. 26 4. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Lei nº 13005/14 – Plano Nacional de Educação e anexos.

– CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: de acordo com o cargo pretendido.

Critérios de desempate
a) for mais idoso, desde que tenha idade igual ou superior a sessenta anos, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) Maior número de pontos obtidos na prova de títulos, quando for o caso;
c) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de conhecimentos específicos, quando for o caso;
d) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de língua portuguesa;
e) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de Legislação, quando for o caso;
f) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de matemática, quando for o caso;
g) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de informática, quando for o caso;
h) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de atualidades, quando for o caso;
i) Maior número de pontos obtidos na parte da prova objetiva de meio ambiente, quando for o caso;
j) For mais idoso, considerando o dia, mês e ano de nascimento.

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