O que cai na prova PM SC

Seguem abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina (PM SC).

O certame visa seleção de candidatos para o Curso de Formação de Oficiais e, posterior, provimento de vagas do Quadro de Oficiais da Polícia Militar (QOPM).

São 70 vagas para candidatos com curso superior em direito e salário inicial de R$ 4,7 mil!

» Adquira as Apostilas do Concurso PM SC e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Caso você planeje garantir uma das vagas, saiba o que é necessário estudar para a prova!

Como fazer a inscrição?

O período de inscrições se estende até o dia 14 de agosto de 2017.

Para concorrer, os candidatos devem acessar o site da organizadora, o IOBV (Instituto O Barriga Verde). O valor da taxa de inscrição será de R$ 200,00.

Como será a Prova?

Os candidatos serão avaliados em oito fases, são elas: Inscrição, Prova Escrita, Avaliação de Saúde, Avaliação Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social, Entrega do Exame Toxicológico e Documentação para Comprovação dos Requisitos e, por fim, Inclusão e Matricula no Curso de Formação de Oficiais, respectivamente.

Na fase de Provas Escritas, de caráter classificatório e eliminatório, haverá Prova Objetiva e Prova Dissertativa, previstas para os dias 27 de agosto, às 14h, e 3 de setembro de 2017, às 13h.

Conheça o Conteúdo Programático da prova objetiva e dê início aos estudos hoje mesmo!

O que cai na Prova?

Legislação Institucional: Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro – (CTB). Decreto-lei n° 1.001, de 21 de outubro de 1969 – Código Penal Militar (CPM). Lei Estadual nº 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina. Decreto Estadual nº 12.112, de 16 de setembro de 1980 – Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – (RDPMSC). Decreto-lei nº 667, de 02 de julho de 1969 – Que Reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, e dá outras providências. Decreto nº 88.777, de 30 de setembro de 1983 – Aprova o regulamento para as Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (R-200). Lei Complementar Estadual nº 587, de 14 de janeiro de 2013, dispõe sobre o ingresso nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina. Lei Complementar nº 614, de 20 de dezembro de 2013, fixa o subsídio mensal dos militares estaduais. Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006, dispõe sobre a carreira e promoção das praças militares do Estado de Santa Catarina e estabelece outras providências. Lei Estadual nº 6.215, de 10 de fevereiro de 1983, dispõe sobre promoção de oficiais da Polícia Militar do Estado, e dá outras providências. Decreto nº 19.236, de 14 de março de 1983, regulamenta a Lei de promoção de oficiais da Polícia Militar do Estado.

Língua Portuguesa: Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais. Efeitos de sentido produzidos nos textos. Coesão e coerência textual. Gramática Geral. Morfologia, Fonética e Fonologia, Ortografia: acentuação gráfica, grafia dos vocábulos e hifenização. Pontuação. Uso dos “porquês”. Flexão verbal e nominal, classes de palavras (substantivo, artigo, numeral, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição). Sintaxe: análise sintática. Colocação pronominal. Regência verbal e nominal. Concordância verbal e nominal. Figuras de Linguagem. Obs.: As questões de Língua Portuguesa serão corrigidas conforme o que estabelece o Decreto nº 6.583/2008, alterado pelo Decreto nº 7.875/2012.

Redação: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural.

Língua Inglesa: Compreensão e Interpretação de Textos em Língua Inglesa. Fonologia, Ortografia e Morfossintaxe. Artigos; substantivos (gênero, número, caso genitivo, composto “countable” e “uncountable”); Pronomes (pessoais retos e oblíquos, reflexivos, relativos); Adjetivos e pronomes possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos; Adjetivos e advérbio (ênfase nas formas comparativas e superlativas); preposições; Verbos (tempos, formas e modos: regulares, irregulares, “nonfinites”, modais; formas: afirmativa, negativa, interrogativa e imperativa; forma causativa de “have”, “question tags”) “Phrasal verbs” (mais usados); Numerais; Discurso direto e indireto; grupos nominais; Períodos simples e compostos por coordenação e subordinação (uso de marcadores de discurso);

Informática: Sistema Operacional – Características da interface gráfica: manipulação de janelas de acesso a menus, uso do mouse, área de trabalho, barra de tarefas e de inicialização rápida. Botão Iniciar: programas, documentos recentes, painel de controle, impressoras, desligar. Utilização do Explorer: operações com arquivos e pastas, atalhos, modos de visualização, unidades de rede, lixeira. Acessórios do Windows: calculadora, bloco de notas, paint. Editores de Textos – Manipulação de documentos: novo, salvar, abrir, imprimir, proteger com senha, propriedades. Formatação de documentos: fonte, espaçamento, parágrafo, tabulação, maiúsculas e minúsculas, marcadores e numeração. Edição de documentos: localizar e substituir texto, selecionar, recortar, copiar, colar, numerar páginas, trabalhar com cabeçalho e rodapé, inserir figuras, quebrar páginas. Exibição de documentos: modo normal, layout de impressão, zoom, tela inteira. Configuração de documentos: margens, tamanho do papel, orientação para impressão. Tabelas: criar tabela, selecionar, inserir e eliminar células, formatar tabela, classificar. Ferramentas adicionais: verificar ortografia, corrigir palavras automaticamente, definir idioma, trabalhar com mala direta. Planilhas Eletrônicas – Área de trabalho: células, linhas e colunas, deslocamento do cursor na planilha, área de impressão, barra de edição, pastas de trabalho. Células: selecionar, copiar, recortar, colar, transpor, limpar, eliminar, proteger, inserir dados. Formatação de células e planilhas: formatar números, textos, datas e moedas, alinhamento, borda, fonte, padrões, formatação condicional. Utilização da Internet – Navegação: noções sobre endereços, configuração do browser, acessar links, avançar, retroceder e recarregar páginas, favoritos, download e upload de arquivos, gerenciamento pop-ups e cookies. – Correio eletrônico: endereços de e-mail, escrever e enviar mensagens, anexar arquivos. Versões dos softwares que poderão ser objeto das questões da prova: Sistema operacional Windows; Editores de textos e planilhas eletrônicas, Microsoft Office e BR Office; Browser Internet Explorer e Google Chrome. Importante: As questões da prova poderão fazer referência a qualquer das versões, dos softwares citados, em uso no mercado.

Disciplinas de Direito: Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Penal Militar; Direito Processual Penal Militar; Direito Civil; Legislação Complementar à Matéria Penal e Processual Penal; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Consulte o edital para mais detalhes sobre as disciplinas do direito.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso PM SC

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Adquira as Apostilas do Concurso PM SC e parcele o pagamento SEM JUROS! «

PM SC

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: