O que cai na prova Hospital das Clínicas SP (HCFMU-SP)

Seguem abertas as inscrições para o concurso público do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMU-SP)!

São 125 oportunidades para a função de Técnico de Enfermagem, com exigência de nível médio/técnico e salário de até R$ 1,7 mil!

» Adquira a Apostila do Concurso Hospital das Clínicas SP e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Caso você tenha interesse em garantir uma das vagas, saiba o que é preciso estudar para a prova!

Como fazer a inscrição?

As inscrições poderão ser realizadas até às 23h do dia 10 de setembro de 2017. Para participar, os interessados deverão acessar o site da organizadora, a Quadrix. O valor da taxa de inscrição de R$ 55,15, devendo ser pago por boleto bancário gerado no ato da inscrição, até o dia 11/09/2017.

Como será a prova?

A avaliação será por meio de prova objetiva, prevista para o dia 24 de setembro de 2017, no turno da tarde. O exame será composto pelas disciplinas: Interpretação de texto/português; Noções de Administração Pública; Noções básicas de informática; Conhecimentos Específicos da área.

Os locais e horários da aplicação da prova serão divulgados no dia 20 de setembro, no site da organizadora.

Conheça o Conteúdo Programático da prova objetiva e comece a estudar hoje mesmo!

O que cai na Prova?

Conhecimentos Básicos

Interpretação de Texto/Português: Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase.

Noções de Administração Pública: Princípios e Diretrizes; Programas do SUS no atendimento aos pacientes e usuários. Lei Nº 8.080, Lei Nº 8.142 e Decreto Nº 7508/2011; conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Epidemiologia, Indicadores de nível de saúde da população, Sistema de Informação no SUS e em Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. Vigilância em Saúde. Processos de Trabalho em Saúde, Gestão de Sistema de Saúde. Formação e educação em saúde. A organização social e comunitária. Os Conselhos de Saúde. O Pacto pela Saúde. Educação permanente em saúde. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de São Paulo – Lei Nº 10.261/68. Lei Federal Nº 12.527/2011 e Decreto Estadual Nº 58.052/2012 (Acesso à informação). Constituição do Estado de São Paulo – Título III – Da Organização do Estado – Capítulo I – Da Administração Pública – Seção I – Artigos 111 a 115; Título VII – Da Ordem Social – Capítulo II – Da Seguridade Social – Seção II – Artigos 219 a 231; Ética no serviço público; Modelos de gestão pública; Qualidade no serviço público: Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública.

Noções Básicas de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office). Noções de sistema operacional (ambiente Windows). Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de navegação: Gmail. Programa de correio eletrônico: Outlook Express. Sítios de busca e pesquisa na Internet. Redes sociais. Computação na nuvem (google drive). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação: procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). Procedimentos de backup.

Conhecimentos Específicos

Introdução às práticas de Enfermagem: 1. Noções básicas de Anatomia e Fisiologia Humana. 2. Necessidades básicas do ser humano. 3. Procedimentos de enfermagem: descrição, materiais necessários e técnicas. 4. Farmacologia aplicada à Enfermagem: princípios básicos de Farmacologia; cálculos e diluições; interações medicamentosas; principais medicamentos nas especialidades (indicações, contraindicações, mecanismo de ação e efeitos adversos). 5. Noções básicas de exames clínicos, posições para exames e cuidados de enfermagem. 6. Cuidados com o corpo após morte.

Ética e Legislação Profissional: 1. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). 2. Cidadania/Cidadão – Direitos e Deveres. 3. Declaração de Direitos Humanos. 4. Princípios de Bioética em Saúde. 5. A Constituição e os Estatutos – O Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso. 6. Resolução COFEN 311/07 – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 7. Lei do Exercício Profissional de Enfermagem nº 7.498/86. 8. Carta dos Direitos do Paciente. 9. Código de Defesa do Consumidor. 10. Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde – NR32 11. Portaria nº 529 de 1 de abril de 2013. 12. RDC nº 36 de 25 de julho de 2013. 13. Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011. 14. Anotações de Enfermagem – COREN-SP.

Enfermagem Médico Cirúrgica: Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamentos e cuidados de enfermagem: 1. Cardiovasculares; 2. Respiratórias; 3. Gastrointestinais; 4. Neurológicas; 5. Hematológicas; 6. Urológicas e Nefrológicas; 7. Musculoesquelético; 8. Endocrinológicas; 9. Dermatológicas; 10. Moléstias Infecciosas. 11. Oncológicas.

Enfermagem em Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas: 1. Neurológicas: crise convulsiva, Acidente Vascular Encefálico. 2. Respiratória. 3. Cardiovascular. 4. Traumáticas: queimaduras, choque elétrico, fraturas e politraumatizado. 5. Urológicas. 6. Ginecológicas. 7. Parada Cardiorrespiratória: Suporte Básico e Avançado de Vida. 8. Psiquiátricas. 9. Pediátricas.

Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material: 1. Assistência de Enfermagem no perioperatório. 2. Reprocessamento de materiais: limpeza, desinfecção, esterilização e acondicionamento de materiais.

Enfermagem na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente: 1. Gestação, parto, puerpério e aborto. 2. Pré-Natal. 3. Assistência de Enfermagem nas principais afecções clínicas e cirúrgicas da mulher. 4. Assistência de Enfermagem ao recém-nascido. 5. Assistência de Enfermagem à criança e ao adolescente com afecções clínicas e cirúrgicas. 6. Cálculos e administrações de medicamentos em Pediatria. 7. Sexualidade e saúde reprodutiva. 8. Crescimento e Desenvolvimento: características das faixas etárias.

Enfermagem na Saúde Coletiva: 1. Noções das doenças transmissíveis e focos de contaminação. 2. Vias de transmissão, medidas de prevenção, controle e tratamentos das doenças. 3. Programa Nacional de Imunização.

Enfermagem na Saúde Mental: 1. Políticas de Saúde Mental. 2. Técnicas de Comunicação Terapêutica. 3. Noções Básicas de Doenças Psiquiátricas.

Enfermagem na Segurança do Paciente: 1. Dez Passos para Segurança do Paciente. 2. Práticas Seguras na Administração de Medicamentos. 3. Controle de Infecção-hospitalar. 4. Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Humanização: 1. Política Nacional de Humanização (PNH). 2. Política Estadual de Humanização (PEH).

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso Hospital das Clínicas SP

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Adquira a Apostila do Concurso Hospital das Clínicas SP e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: