O que cai na prova: COPEL

copel-269x300A COPEL – Companhia Paranaense de Energia – abriu concurso com oportunidades de níveis médio e superior. Se você vai participar das seleções, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

>> Compre já a Apostila COPEL e ganhe DESCONTO no pagamento à vista

Conteúdo programático

Nível médio:

Matemática: Conjuntos: operações e problemas; Conjuntos numéricos; naturais, inteiros, racionais e reais (operações e problemas); Divisibilidade. MDC e MMC; Sistema legal de medidas; Razões e proporções; Divisão em partes proporcionais; Regra de três simples. Porcentagem; Equações e sistemas do 1º grau: resolução e problemas; Equações e sistemas do 2ª grau: resolução e problemas; Semelhança de triângulos; Relações métricas no triângulo retângulo; e Perímetro e área das figuras planas.

Conhecimentos específicos para o cargo de Oficial de Manutenção Eletromecânica Aprendiz: Sistemas de unidades. Conversões de unidades. Mecânica: Metrologia, instrumentos para medição de vazão, pressão, temperatura e torque. Transmissões mecânicas. Mancais. Acoplamentos. Materiais. Soldagem. Usinagem. Tubos e tubulações. Equipamentos mecânicos: bombas, compressores, redutores, turbinas. Circuitos hidráulicos e pneumáticos. Técnicas de manutenção. Utilização de ferramentas manuais e máquinas-ferramenta. Leitura e interpretação de desenhos mecânicos.

Matéria comum aos cargos de nível médio e superior:

Língua Portuguesa: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, regência, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso COPEL PR.

Critérios de desempate

Havendo empate nas notas, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
– Tiver idade superior a 60 anos
– Obtiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;
– Obtiver a maior pontuação nas questões de Matemática quando houver;
– Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso

 

 

modelo-apostila COPEL PR

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: