O que cai na prova Concurso ESA

ESASeguem abertas as inscrições do concurso público para a Escola de Sargentos das Armas (ESA).

São 1.100 vagas, para candidatos de nível médio e médio/técnico no Curso de Formação de Sargentos do Exército distribuídas entre várias áreas.

» Adquira a Apostila do Concurso ESA e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Saiba o que é preciso estudar para garantir uma das vagas e seguir carreira militar!

Inscrições

As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 12 de junho de 2017. Para participar basta acessar o site da Escola de Sargentos de Armas (ESA). O valor da taxa de inscrição para o concurso é de R$ 80,00.

Requisitos

As exigências para os candidatos são: Ser brasileiro nato, possuir o ensino médio completo ou estar matriculado no 3º ano, além de ter, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade.

Nas áreas de Música e Saúde, o limite de idade é no máximo 26 anos. Para a área de saúde, além do ensino médio, é exigida a conclusão do curso de técnico em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Provas

Todos os candidatos serão avaliados por exame intelectual (prova objetiva), prevista para o dia 24 de setembro de 2017.

Conheça o conteúdo programático da prova e dê início a sua preparação imediatamente!

Disciplinas comuns a todos os cargos

Matemática: Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos; Razões e proporções; Números Naturais e Inteiros; Números Racionais e Reais; Funções; Domínio, contradomínio e imagem; Raiz de uma função; Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras; Funções crescentes, decrescentes e constantes; Funções compostas e inversas; Função afim e função quadrática; Gráfico, domínio, imagem e características; Variações de sinal; Máximos e mínimos; Resolução de equações e inequações; Inequação produto e inequação quociente; Função exponencial; Gráfico, domínio, imagem e características; Equações e inequações exponenciais; Função logarítmica; Definição de logaritmo, propriedades operatórias e mudança de base; Gráfico, domínio, imagem e características da função logarítmica; Equações e inequações logarítmicas; Trigonometria; Trigonometria no triângulo retângulo; Trigonometria num triângulo qualquer; Unidades de medidas de arcos e ângulos: graus e radianos; Círculo trigonométrico, razões trigonométricas, redução ao 1º quadrante; Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente; relações e identidades; Fórmulas de adição de arcos e arcos duplos; Análise combinatória; Fatorial: definição e operações; Princípio Fundamental da Contagem; Arranjos, permutações e combinações; Probabilidade; Sequências numéricas; Matrizes, determinantes e sistemas lineares; Geometria plana; Geometria espacial; Geometria analítica; Números complexos; Polinômios; Equações polinomiais;

Português: Leitura, interpretação e análise de textos Leitura, interpretação e análise dos significados presentes em um texto e o respectivo relacionamento com o universo em que o texto foi produzido. Fonética, ortografia e pontuação Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição silábica e pontuação. Morfologia Estrutura e formação das palavras e classes de palavras. Morfossintaxe Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal), sintaxe de concordância (verbal e nominal) e sintaxe de colocação. Noções de versificação Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação e poemas de forma fixa. Teoria da linguagem e semântica História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem; e significado das palavras. Introdução à literatura. A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária, em Portugal e no Brasil. Literatura brasileira: Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo. Redação: Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem; mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo, o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contra-argumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão. Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

História do Brasil: A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI; O Sistema Colonial Português na América Estrutura político-administrativa, estrutura socioeconômica, invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais; e movimentos e tentativas emancipacionistas; O Período Joanino e a Independência, A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, a política joanina, os partidos políticos, as revoltas, conspirações e revoluções e a emancipação e os conflitos sociais. O processo de independência do Brasil. Brasil Imperial – Primeiro Reinado e Período Regencial: aspectos administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais e territoriais; Segundo Reinado: aspectos administrativos, militares, econômicos, sociais e territoriais; e Crise da Monarquia e Proclamação da República. Brasil República – Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas, crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.

Geografia do Brasil: O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras, fusoshorários e a federação brasileira. O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos. Políticas territoriais: meio ambiente. Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial, a energia e o meio ambiente, os complexos agroindustriais e os eixos de circulação e os custos de deslocamento. A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o espaço das cidades. Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América do Sul.

Conhecimentos específicos

As disciplinas cobradas variam de acordo com o cargo escolhido.

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso ESA

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Adquira a Apostila do Concurso ESA e parcele o pagamento SEM JUROS! «

BANNER GENÉRICO

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: