O que cai na prova: Bombeiros RN

corpo de bombeiros brasãoO concurso Bombeiros RN abriu 70 vagas para o cargo de Soldado, com salários de até R$ 9.472,65. Se você vai participar dos testes agendados para 21 de maio de 2017, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

>> Apostila Bombeiros RN da Nova Concursos com DESCONTO no pagamento à vista no boleto!

Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

Matemática: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica Matemática Qualitativa. Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Regra de três simples e compostas. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Inequações de 1º e 2º graus. Funções de 1º e 2° graus. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.

Biologia: Saúde, higiene e saneamento básico – Princípios básicos de saúde; Doenças adquiridas transmissíveis: viroses, (transmissão e profilaxia), AIDS, dengue, poliomielite, raiva e sarampo; infecções bacterianas (transmissão e profilaxia) — tuberculose, sífilis, meningite meningocócica, cólera, tétano e leptospirose; protozoonoses (transmissão e profilaxia) — amebíase, malária e doença de Chagas; verminoses (ciclo de vida e profilaxia) — ascaridíase, teníase, cisticercose, esquistossomose e ancilostomose; Defesas do organismo: imunidade passiva e imunidade ativa. Composição química dos seres vivos e suas funções – Estrutura e propriedades químicas das biomoléculas: vitaminas e sais minerais, carboidratos, proteínas, glicídios, lipídeos, ácidos nucleicos e enzimas. Tecidos animais – Características estruturais e funcionais. Morfologia e fisiologia humanas – Morfologia externa e interna; Fisiologia, nutrição, digestão, respiração, circulação e excreção; Sistemas de proteção, sustentação e locomoção; Sistemas nervoso e endócrino.

Conhecimentos Regionais e Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, ecologia, segurança pública e sociedade. História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte; Governo e Administração Pública Estadual; clima e vegetação; hidrografia; atualidades: economia, política e desenvolvimento.

Normas Pertinentes ao CBMRN: Constituição Federal: Título III, Capítulo VII, Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios; Título V, Capítulo III – Da Segurança Pública (art. 144). Constituição Estadual: Título III, Capítulo VI, Seção III – Dos Militares do Estado (art. 31) e outros constantes na Emenda Constitucional Estadual nº 008/2012. Lei Complementar nº 230, de 22 de maio de 2002 – Dispõe sobre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, fixa o efetivo da Corporação, e dá outras providências. Decreto nº 16.038, de 2 de maio de 2002 – Aprova o Regulamento Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Lei nº 4.630, de 16 de dezembro de 1976 – Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências.

Para saber mais informações e baixar o edital, veja a página do Concurso Bombeiros RN

Critérios de desempate

Em caso de empate na classificação obtida na 1º etapa (exame intelectual), terá preferência o candidato, na seguinte ordem:
– Que seja servidor público;
– Com maior idade;
– Que possuir maior número de filhos.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: